Voltar

Gestão da qualidade: entenda a ISO e saiba aplicar na sua empresa

Por: Caio Roberto
20 de julho de 2022

Vivemos em tempos cada vez mais incertos, em que a confiança das pessoas nas instituições diminui a cada dia e mudanças drásticas na sociedade já se tornaram comuns. Assim, se você quer manter seu negócio lucrativo, poucas coisas são mais importantes atualmente do que a credibilidade e, para isso, uma boa gestão da qualidade é essencial!

Afinal, fazer uma boa gestão da qualidade depende de muitos aspectos e pode ser uma tarefa bastante complexa e incerta. Entretanto, existem guias e padrões dedicados a te ajudar nessa empreitada. Se você já pensou em trabalhar com gestão da qualidade, com certeza já ouviu falar da ISO. Mas afinal, o que é a ISO e por que ela é tão importante?

Quem responde essas perguntas é Mauricio Sócio, professor dos cursos de pós-graduação da POLI USP PRO, que explica o que é a ISO, qual o escopo dela e qual sua importância na gestão da qualidade. Aproveite a leitura!

Leia também: A POLI USP PRO agora está online com cursos de pós-graduação EAD!

O que é ISO?

Profissionais fazendo gestão da qualidade da empresa em que trabalham em uma mesa cheia de gráficos em papel.
Uma boa gestão de qualidade é extremamente importante para se manter competitivo atualmente.

De acordo com Sócio, a ISO é uma organização internacional não governamental independente fundada em 1947, com sede em Genebra, na Suíça. Seu nome, apesar de parecer uma sigla, tem outro significado. Como o nome ‘International Organization for Standardization‘ teria siglas diferentes em cada idioma, os fundadores decidiram criar a forma abreviada ISO, derivado do grego ‘isos‘, que significa igual.

Ela foi fundada com o objetivo de entender e encontrar a melhor maneira de fazer algo: “Ela começou com coisas óbvias, como pesos e medidas, mas, nos últimos 50 anos, se desenvolveu em uma família de padrões que cobrem tudo, desde os sapatos que usamos, até as redes Wi-Fi que nos conectam invisivelmente uns aos outros”, comenta o professor.

Com 167 membros de organismos nacionais de normalização, a ISO reúne especialistas para compartilhar conhecimento e desenvolver Normas Internacionais voluntárias. “Essas normas são baseadas em consenso entre os especialistas e são relevantes para o mercado, já que apoiam a inovação e fornecem soluções para os desafios globais”, explica Sócio.

Leia mais: POLI USP PRO representa Brasil em ranking mundial de Negócios e Gestão

A importância da ISO

O professor explica que, devido ao enorme escopo da sua abordagem, as Normas Internacionais garantem que os consumidores podem ter confiança de que seus produtos são seguros, confiáveis ​​e de boa qualidade. “Os padrões da ISO sobre segurança rodoviária, segurança de brinquedos e embalagens médicas seguras são apenas alguns dos que ajudam a tornar o mundo um lugar mais seguro”, afirma Sócio.

Ele conta que, devido à segurança que a ISO oferece, agentes reguladores e governos contam com as normas desenvolvidas pela organização para ajudar a desenvolver sua própria regulamentação. Isso só é feito porque eles sabem que as normas ISO têm uma base sólida, graças ao envolvimento de especialistas estabelecidos globalmente.

Uma certificação ISO também pode ser uma ferramenta útil para agregar credibilidade às empresas que as possuem, demonstrando que seus produtos e serviços atendem às expectativas de seus clientes, das leis, dos regulamentos pertinentes e demais partes interessadas. “Para algumas indústrias, ter uma ou mais certificações ISO é um requisito contratual”, conta o professor.

Leia também: Conheça a Especialização em Qualidade e Produtividade da POLI USP PRO!

A ISO e a gestão de qualidade

Duas mulheres trabalham na gestão de qualidade da empresa em que trabalham.
A ISO 9000 é uma família de normas dedicadas à gestão de qualidade.

Segundo Sócio, a ISO tem uma resposta para organizações que se perguntam como melhorar a qualidade de seus produtos e serviços e atender consistentemente às expectativas de seus clientes. Abordando vários aspectos da gestão da qualidade e contendo alguns dos padrões mais conhecidos globalmente, há a “família” ISO 9000.

Dentro desta “família”, a ISO 9001 estabelece os critérios para um sistema de gestão da qualidade e é o único padrão da família que pode ser certificado, embora isso não seja um requisito. Essa certificação consiste no fornecimento, por um órgão independente, da garantia por escrito de que o sistema de gestão da qualidade atende a requisitos específicos contidos na norma.

O professor explica que a ISO 9001 pode ser utilizada por qualquer organização, grande ou pequena, independentemente do seu ramo de atividade. O uso da ISO 9001 ajuda a garantir que os clientes obtenham produtos e serviços consistentes e de boa qualidade, o que, por sua vez, traz muitos benefícios comerciais. “Existem mais de um milhão de empresas e organizações em mais de 170 países certificadas pela ISO 9001”, comenta.

Para Sócio, todos os profissionais que irão atuar de alguma forma na implantação de um sistema de gestão da qualidade devem ter conhecimento dos requisitos aplicáveis com base na ISO 9001. “Quanto maior for a sua responsabilidade e/ou comprometimento na implantação dos requisitos da ISO 9001 em sua organização, maior deve ser o seu conhecimento dos requisitos, objetivos e importância de cada um deles”, finaliza.

Leia mais: Aprendendo a aprender é o tema da aula inaugural de CEQP

Você já conhecia a ISO? Quer aprender mais sobre suas certificações e como elas podem ser aplicadas na gestão da qualidade da sua empresa? Então conheça o curso de Especialização em Qualidade e Produtividade (CEQP) da POLI USP PRO! Inscrições abertas!

Você também pode gostar:

Voltar

Posts relacionados

Por: Alex de Almeida
7 de setembro de 2022

Lean Six Sigma: entenda como funciona!...

O Lean Six Sigma é uma metodologia estratégica gerencial utilizada para reduzir variabilidades nos processos produtivos. É bastante conhecida no mundo dos ne...
Saiba mais
Por: Alex de Almeida
10 de agosto de 2022

Gestão da Qualidade Total: uma importante ferramenta da qua...

Considerando as incertezas do cenário mundial atual, a sobrevivência de um negócio está, cada vez mais, condicionada ao aprimoramento de processos. A busca...
Saiba mais
Por: Caio Roberto
12 de julho de 2022

Aprendendo a aprender é o tema da aula inaugural de CEQP...

Quer aprender mais sobre Qualidade e Produtividade com os melhores professores disponíveis no mercado sem sair de casa? Então conheça o curso de Especializa...
Saiba mais