Voltar

Conheça a Especialização em Qualidade e Produtividade da POLI USP PRO!

Por: Caio Roberto
8 de julho de 2022

O mercado demanda cada vez mais que as empresas foquem em entregar produtos de qualidade. Mas, para que um negócio seja sustentável, é preciso que os processos utilizados na fabricação destes produtos sejam feitos de maneira eficiente, alcançando qualidade e produtividade ao mesmo tempo.

Deste modo, atualmente, é muito difícil separar as áreas de Qualidade e Produtividade e, para se tornar um profissional de destaque no setor, é necessário conseguir unir o melhor das duas. E foi com este objetivo que a POLI USP PRO criou o curso de Especialização em Qualidade e Produtividade (CEQP). Confira!

Entenda o curso

O CEQP é uma especialização Lato sensu vinculada ao Departamento de Engenharia de Produção (PRO) da Escola Politécnica (POLI) da Universidade de São Paulo (USP). Com duração total de 18 meses, o curso é uma versão online da pós-graduação presencial homônima da POLI USP.

Leia também: A POLI USP PRO agora está online com cursos de pós-graduação EAD!

O CEQP é para você!

Duas pessoas analisam a Qualidade e a Produtividade da empresa em um notebook.
O curso de Especialização em Qualidade e Produtividade da POLI USP PRO foi pioneiro na área no Brasil.

O curso busca aprofundar os conhecimentos técnicos de profissionais da área de Qualidade, de modo a torná-los ainda mais capacitados para lidar com os diversos problemas que podem aparecer na linha de produção. Embora apresente de maneira breve alguns temas da área de gestão, o curso não visa formar gestores, mas sim técnicos altamente capacitados.

O CEQP é indicado para profissionais que já tem contato com a área de Qualidade e queiram complementar seus conhecimentos na área de Produtividade. “Nosso intuito é trazer o profissional que cresceu no laboratório e que acha que Qualidade é medir amostras para o mundo de indústria e fábrica, e mostrar a ele que Qualidade é muito mais do que isso”, explica Daniel Mota, vice coordenador USP dos cursos da POLI USP PRO.

Pré-requisitos

Para ingressar no CEQP, o único pré-requisito é ter um diploma ou certificado de conclusão de curso superior. Não é preciso ter nenhuma atuação ou estudo anteriores na área.

Leia mais: TCC da pós-graduação: uma possibilidade de promoção profissional

Inovador e precursor

O CEQP foi precursor ao ser o primeiro curso no Brasil a falar de ISO, ainda no século XX, de modo que os alunos terão contato com os primeiros profissionais da área no país, em um curso que atua no segmento há décadas. Desta forma, embora não terminem o curso com a certificação de green belt ou black belt, os alunos aprovados estarão mais do que preparados para conseguir estas certificações.

Além disso, a área de Qualidade tende a ser muito técnica e os profissionais acabam tendo dificuldades na área de Produtividade devido à falta de conhecimentos de gestão, como gestão de custos e afins. Por isso, o curso visa deixar profissionais técnicos ainda mais técnicos, dando-lhes um ferramental muito grande e aumentando seu leque de ações, se diferenciando com a habilidade de solução de problemas dentro do seu departamento.

A coordenação do curso é toda feita por professores USP, assim como mais de metade do corpo docente. Junto a eles atuam profissionais renomados e com extensa atuação no mercado de trabalho. Desta forma, os alunos terão professores bastante robustos academicamente e com larga experiência prática.

Leia também: Como é o funcionamento dos cursos da POLI USP PRO?

Conteúdo atualizado e mais…

Homem faz relatório de Qualidade e Produtividade em notebook.
O curso de Especialização em Qualidade e Produtividade é voltado para profissionais técnicos que queiram ficar ainda mais técnicos.

Como não é necessário ter atuação ou conhecimento anterior na área, o curso possui disciplinas básicas. O objetivo delas é nivelar os alunos, permitindo que os alunos novos na área tenham uma base de conhecimento sobre a qual poderão avançar e solidificando a base dos que já tem experiência no assunto.

Além das disciplinas básicas, as disciplinas do curso são divididas em três grandes módulos: Processos, Qualidade e Serviços. Ao longo dos três, os alunos verão temas como QFD (Quality Function Deployment), FMEA (Failure Mode and Effect Analysis), Seis-Sigma, Gestão de Custos, Controle e Gestão da Qualidade entre outros.

O CEQP também conta com conteúdo atualizado e aulas online, semanais e ao vivo, que permanecem gravadas para que os alunos possam assistir quando e onde quiserem, até o fim do curso.

Leia mais: Saiba diretamente pelos alunos como é uma pós-graduação na POLI USP!

100% online e interativo

O curso é inteiramente realizado em uma plataforma online, criada especialmente visando a interação entre alunos e professores. A presença também é contabilizada de forma virtual, por meio de provas realizadas regularmente.

Ao fim do curso, os alunos realizam provas finais e um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Nesta etapa, eles podem escolher entre realizá-los de forma online ou presencial, na cidade de São Paulo (local sujeito a mudança).

É preciso saber como tomar decisões

O mercado está cada vez mais complexo e, hoje, as empresas decidem suas estratégias cada vez mais a partir de dados. Diversos setores têm aumentado sua demanda por profissionais capacitados com uma visão técnica, mas ampla, e capazes de analisar dados e tomar as melhores decisões, de acordo com as ferramentas certas.

Esteja preparado para lidar com essas situações e adquira os conhecimentos necessários para isso. Inscreva-se no curso de Especialização em Qualidade e Produtividade (CEQP) da POLI USP PRO e conheça as ferramentas certas para se destacar no mercado! As inscrições já estão abertas!

Você também pode gostar:

Voltar

Posts relacionados

Por: Alex de Almeida
7 de setembro de 2022

Lean Six Sigma: entenda como funciona!...

O Lean Six Sigma é uma metodologia estratégica gerencial utilizada para reduzir variabilidades nos processos produtivos. É bastante conhecida no mundo dos ne...
Saiba mais
Por: Alex de Almeida
10 de agosto de 2022

Gestão da Qualidade Total: uma importante ferramenta da qua...

Considerando as incertezas do cenário mundial atual, a sobrevivência de um negócio está, cada vez mais, condicionada ao aprimoramento de processos. A busca...
Saiba mais
Por: Caio Roberto
20 de julho de 2022

Gestão da qualidade: entenda a ISO e saiba aplicar na sua e...

Vivemos em tempos cada vez mais incertos, em que a confiança das pessoas nas instituições diminui a cada dia e mudanças drásticas na sociedade já se torna...
Saiba mais