Voltar

Conheça o MBA em Logística da POLI USP PRO!

Por: Caio Roberto
8 de julho de 2022

A globalização e o surgimento do e-commerce fizeram com que o campo da Logística passasse por diversas mudanças nas últimas décadas. A área deixou de ser um setor de assistência ao departamento de vendas das empresas para se tornar um departamento próprio, dependente de uma grande cadeia e essencial para o funcionamento dos negócios.

Essa transformação também trouxe novos desafios, internos e externos à empresa, e têm ocasionado muitas dificuldades aos gestores. E para solucionar essa situação, é preciso que esses profissionais aprendam a encarar os problemas técnicos da cadeia. Por isso, a POLI USP PRO criou o curso de MBA em Logística (MBA LOG). Conheça o curso!

Entenda o MBA em Logística

O MBA LOG é uma pós-graduação Lato sensu vinculada ao Departamento de Engenharia de Produção (PRO) da Escola Politécnica (POLI) da Universidade de São Paulo (USP). Com duração total de 18 meses, o curso é uma versão online da pós-graduação presencial em logística da POLI USP.

Leia também: A POLI USP PRO agora está online com cursos de pós-graduação EAD!

O MBA em Logística é para você!

Caminhões esperam decisões logísticas para irem fazer as entregas.
O e-commerce causou um enorme aumento da infraestrutura de Logística nos últimos anos.

O curso tem como objetivo levar aos alunos conhecimentos técnicos específicos da área de Logística. Daniel Mota, vice coordenador USP dos cursos da POLI USP PRO, conta que “o curso foi desenhado para promover o pensamento lógico da engenharia”.

O MBA LOG é aconselhado para profissionais que queiram se preparar para os diversos problemas que podem surgir ao longo de toda a cadeia de suprimentos do setor de Logística, sejam de natureza técnica ou humana.

Pré-requisitos para cursar o MBA em Logística

Para ingressar no MBA LOG, o único pré-requisito é ter um diploma ou certificado de conclusão de curso superior. Não é preciso ter nenhuma atuação ou estudo anteriores na área.

Leia mais: TCC da pós-graduação: uma possibilidade de promoção profissional

Baseado no MIT

O MBA LOG é um curso inovador e que oferece uma visão disruptiva sobre o setor de Logística. Essa visão é baseada em pesquisas e estudos do Centro de Transportação e Logística (CTL) do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e visa atender à enorme necessidade de profissionais com uma visão sistêmica do supply chain, demanda crucial da área de Logística atualmente.

Para isso, o curso traz conteúdos de diversas áreas da engenharia e da tecnologia, juntamente com conhecimentos técnicos voltados à gestão. “Atualmente, não adianta ser apenas um bom gestor, é preciso ser um gestor técnico”, explica Mota.

O curso é coordenado por professores da USP, que também compõem mais de 50% do corpo docente. Junto a eles atuam profissionais renomados, com extensa atuação no mercado de trabalho. Desta forma, os alunos terão professores academicamente robustos, mas também com larga experiência prática.

Leia também: Como é o funcionamento dos cursos da POLI USP PRO?

Conteúdo atualizado e mais…

Navio de carga espera decisões de logística para começar a descarregar.
A globalização fez com que a Logística dependesse de uma cadeia muito maior.

Como não é necessário ter atuação ou conhecimento anterior na área, o curso possui disciplinas básicas. O objetivo delas é nivelar os alunos, permitindo que os alunos novos na área tenham uma base de conhecimento sobre a qual poderão avançar e solidificando a base dos que já tem experiência no assunto.

Além das disciplinas básicas, o curso tem três grandes módulos: Negócios, Tecnologia e Transporte. Os alunos terão disciplinas de áreas diversas, como Estratégia de Negócios, Inteligência Artificial (IA), Business Intelligence (BI), Gestão de Pessoas, Marketing, Gestão de Frotas, Modelagem Matemática, Estatística, Gestão de Projetos entre outras.

O MBA LOG também conta com conteúdo atualizado e aulas online, semanais e ao vivo, que permanecem gravadas para que os alunos possam assistir quando e onde quiserem, até o fim do curso.

Leia mais: Saiba diretamente pelos alunos como é uma pós-graduação na POLI USP!

100% online e interativo

O curso é inteiramente realizado em uma plataforma online, criada especialmente visando a interação entre alunos e professores. A presença também é contabilizada de forma virtual, por meio de provas realizadas regularmente.

Ao fim do curso, os alunos realizam provas finais e um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Nesta etapa, eles podem escolher entre realizá-los de forma online ou presencial, na cidade de São Paulo (local sujeito a mudança).

É preciso estar preparado

O setor de Logística fica cada vez mais complexo e essencial para o funcionamento da economia e da sociedade como um todo. Hoje, micro e grandes empresas são afetadas por pequenos acontecimentos do outro lado do mundo e qualquer ruído na cadeia, por menor que seja, pode ter consequências drásticas para os negócios.

Por isso, o mercado necessita cada vez mais de profissionais preparados para se adaptar a qualquer situação e capazes de utilizar conhecimentos técnicos para contornar os problemas. Mesmo assim, ainda são poucos os profissionais que se dão conta da importância do setor e das necessidades urgentes dele.

Seja inovador e prepare-se para estar à frente dos desafios. Saiba como resolver os problemas antes mesmo deles surgirem. Conheça o MBA em Logística (MBA LOG) da POLI USP PRO e domine as ferramentas necessárias para se destacar no mercado! As inscrições já estão abertas!

Você também pode gostar:

Voltar

Posts relacionados

Por: Alex de Almeida
22 de fevereiro de 2023

Porto Seco: o que é e como funciona?...

Se você estuda ou trabalha em alguma área relacionada à logística ou comércio exterior certamente já deve ter ouvido falar em porto seco. Reduzir custos e...
Saiba mais
Por: Alex de Almeida
28 de dezembro de 2022

Impactos das inovações na Logística...

A Logística tem passado por diversas mudanças nas últimas décadas, principalmente no campo da informação. Elas agora transitam de maneira muito mais rápi...
Saiba mais
Por: Alex de Almeida
16 de novembro de 2022

Transporte Multimodal: entenda como funciona...

Muito tem se falado em como a logística inteligente pode tornar o transporte de cargas mais eficiente, reduzindo custos e emissões, fazendo com que essa ativi...
Saiba mais