Voltar

Como é o funcionamento dos cursos da POLI USP PRO?

Por: Caio Roberto
8 de julho de 2022

Os cursos de pós-graduação da POLI USP PRO tem diversas características únicas que são essenciais para que eles tenham a qualidade pela qual são conhecidos. Porém, essas mesmas características podem confundir um pouco quem não está familiarizado com o funcionamento dos cursos.

Todos os cursos da POLI USP PRO são pós-graduações Lato sensu que ocorrem de forma totalmente online com certificação da Universidade de São Paulo (USP).

Para você entender melhor como é o funcionamento dos cursos, respondemos neste artigo algumas das principais questões que você pode ter. Confira!

Leia também: A POLI USP PRO agora está online com cursos de pós-graduação EAD!

Qual o período dos cursos?

Os cursos têm duração de 18 meses, com aulas ao vivo transmitidas semanalmente no período noturno. Entretanto, após a transmissão ao vivo, as aulas ficam gravadas para que os alunos possam reassisti-las quantas vezes quiserem até o fim do curso.

É possível ter interação com professores e alunos em um curso EAD?

Mulher faz aula enquanto pensa no funcionamento dos cursos da POLI USP PRO.
O modo de funcionamento dos cursos foi pensando especialmente visando a interação.

Com certeza! As aulas são transmitidas em uma plataforma criada especialmente para permitir que isso aconteça. Os alunos podem mandar mensagens no chat ou participar dos talk shows, ferramenta de interação em tempo real. Além disso, os alunos têm acesso ao My Class, uma rede social exclusiva para que eles interajam entre si e acessem informações importantes do curso.

Há alguma atividade presencial durante o curso EAD?

Todas as aulas e provas regulares são feitas de forma online. Ao final do curso, os alunos devem fazer as provas finais e apresentar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Apenas para estas duas etapas, os alunos podem escolher individualmente entre os modelos online e presencial, na cidade de São Paulo (local sujeito a mudança).

Leia mais: TCC da pós-graduação: uma possibilidade de promoção profissional

Como é formado o corpo docente?

A coordenação dos cursos é feita integralmente por professores da USP, assim como 50% do corpo docente. A outra metade dos professores é composta por profissionais renomados e com larga experiência no setor privado.

Como são as provas?

Homem assiste aula online enquanto pensa na qualidade do funcionamento dos cursos da POLI USP PRO.
O funcionamento dos cursos possibilita qualidade e flexibilidade ao mesmo tempo.

As provas regulares são realizadas de forma online pelo Sistema Acadêmico. Cada prova é disponibilizada na Área do Aluno no dia seguinte à transmissão da aula ao vivo (exceto para as aulas ministradas às sextas-feiras e sábados que, neste caso, são liberadas às terças-feiras). Os alunos têm 21 dias para fazer cada prova, com até três tentativas para cada uma, sendo considerada a maior nota obtida.

Para ser aprovado, a média final das provas regulares e das provas finais deve ser de, no mínimo, 70% de aproveitamento.

Leia também: 3 motivos pelos quais você deve escolher a POLI USP PRO!

Como é registrada a frequência?

A frequência é contabilizada pela realização das provas regulares, de modo que os alunos não precisam assistir as aulas ao vivo. Além da média das notas, é preciso garantir “presença” em pelo menos 75% das aulas/provas.

Como funciona o TCC?

O TCC é uma etapa obrigatória para a conclusão dos cursos de especialização da POLI USP PRO. Os alunos são auxiliados por professores orientadores que os ajudam na elaboração do trabalho com aulas sobre metodologia de pesquisa, fundamentos teóricos, apresentação do projeto e outros temas pertinentes ao trabalho.

Os alunos também são incentivados a usarem como tema de seus projetos a própria empresa em que trabalham. Desta forma, além de colocarem a prova os conhecimentos que adquiriram ao longo do curso, eles também investem diretamente em suas carreiras ao longo dessa jornada e dão um retorno para a própria empresa.

Quer saber mais detalhes sobre o funcionamento dos nossos cursos? Então não perca tempo e acesse o site da POLI USP PRO para tirar todas as suas dúvidas!

Voltar

Posts relacionados

Por: Claudio Avancini
16 de abril de 2024

TCC na prática: aplicando o Trabalho de Conclusão de Curso...

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma etapa fundamental na formação acadêmica. Ele ajuda o estudante a desenvolver habilidades e conhecimentos, na p...
Saiba mais
Por: Letícia Santin
8 de março de 2024

Transformação digital: o novo gestor na vanguarda da inova...

Na era da transformação digital, onde a tecnologia molda novos paradigmas e redefine as estratégias de negócios, surge um desafio para os gestores: adaptar-...
Saiba mais
Por: Letícia Santin
8 de março de 2024

Mulheres na Engenharia: conheça a carreira da professora Ma...

A professora da POLI USP PRO Marly Monteiro de Carvalho é referência internacional em sua área de pesquisa. Sua trajetória é um exemplo para qualquer profi...
Saiba mais