Voltar

Conheça a Especialização em Administração Industrial da POLI USP PRO!

Por: Caio Roberto
8 de julho de 2022

Apesar de importante, o conhecimento técnico só consegue te levar até um certo ponto em sua carreira. Em algum momento será preciso tomar as rédeas da situação para continuar crescendo, mas fazer a administração industrial não é fácil, principalmente quando é preciso lidar com grandes quantidades de pessoas dentro da empresa.

Pensando nesses profissionais técnicos que querem se tornar gestores, a POLI USP PRO criou o curso de Especialização em Administração Industrial (CEAI). Conheça o curso e aprenda a ser um gestor competente no setor de indústrias!

Entenda o curso

O CEAI é uma especialização Lato sensu vinculada ao Departamento de Engenharia de Produção (PRO) da Escola Politécnica (POLI) da Universidade de São Paulo (USP). Com duração total de 18 meses, o curso é uma versão online da pós-graduação presencial homônima da POLI USP.

Leia também: A POLI USP PRO agora está online com cursos de pós-graduação EAD!

O CEAI é para você!

Homem faz a Administração Industrial da empresa em que trabalha.
O conhecimento técnico não basta para ser um bom gestor de Administração Industrial.

O curso foi criado com o objetivo de levar fundamentos de gestão a profissionais competentes na área técnica que estejam em fases iniciais da carreira. “O CEAI é voltado para técnicos ou analistas que já respondem por uma equipe e têm que ter algumas competências que muitas vezes a faculdade não deu para eles”, explica Daniel Mota, vice coordenador USP dos cursos da POLI USP PRO.

Entre as principais áreas em que o curso de Administração Industrial busca atuar estão os setores de consultoria, produção de alimentos, veículos, bens duráveis, construção civil, bancário e de serviços, como hospitais.

Pré-requisitos

Para ingressar no CEAI, o único pré-requisito é ter um diploma ou certificado de conclusão de curso superior. Não é preciso ter nenhuma atuação ou estudo anteriores na área.

Leia mais: TCC da pós-graduação: uma possibilidade de promoção profissional

Gestão técnica

O CEAI é, acima de tudo, um curso de gestão. No entanto, o curso é estruturado para mostrar aos alunos como fazer uma gestão técnica, utilizando os conhecimentos da área que já vem do próprio profissional. Assim o aluno se tornará um profissional preparado para assumir cargos de liderança, utilizando um pensamento de engenheiro.

Desta forma, o curso aborda tanto soft skills quanto hard skills. Porém, as habilidades técnicas abordadas são mais voltadas para a gestão, e nem tanto para a indústria. “O objetivo é que o aluno comece a entender o trabalho do chefe dele e fique preparado para assumir cargos de gestão”, comenta Mota.

Para isso, a coordenação é composta integralmente por professores da USP, assim como mais de 50% do corpo docente. Junto a eles estão profissionais renomados, com extensa atuação no mercado de trabalho. Assim, os alunos terão professores bastante robustos academicamente, mas com larga experiência na área de gestão de indústrias.

Leia também: Como é o funcionamento dos cursos da POLI USP PRO?

Conteúdo atualizado e mais…

Gestor faz a Administração Industrial de seus subordinados.
Uma boa Administração Industrial é essencial para o bom funcionamento dos processos.

Como não é necessário ter atuação ou conhecimento anterior na área, o curso possui disciplinas básicas. O objetivo delas é nivelar os alunos, permitindo que os alunos novos na área tenham uma base de conhecimento sobre a qual poderão avançar e solidificando a base dos que já tem experiência no assunto.

Além das disciplinas básicas, as matérias do curso são divididas em três grandes módulos: de processos, de produtividade e de tecnologia.

O módulo básico é a introdução ao curso e aborda os conceitos básicos da Administração Industrial e metodologias básicas de pesquisa e estudo. No módulo de processos os alunos terão contato com as soft skills, habilidades interpessoais importantes para qualquer gestor. Entre os temas estão motivação de equipe, planejamento de cronograma, marketing, gestão de projetos etc.

Já o módulo de produtividade é focado nas habilidades técnicas necessárias para gerir uma indústria de forma eficaz e responsável, como mapear processos, entender o funcionamento das coisas, entre outras. O módulo de tecnologia junta os temas abordados nos módulos de produtividade e processos, porém voltado à atualidade. Nele você verá digitalização de processos produtivos, BI (Business Intelligence), Indústria 4.0 etc.

O CEAI também conta com conteúdo atualizado e aulas online, semanais e ao vivo, que permanecem gravadas para que os alunos possam assistir quando e onde quiserem, até o fim do curso.

Leia mais: Saiba diretamente pelos alunos como é uma pós-graduação na POLI USP!

100% online e interativo

O curso é inteiramente realizado em uma plataforma online, criada especialmente visando a interação entre alunos e professores. A presença também é contabilizada de forma virtual, por meio de provas realizadas regularmente.

Ao fim do curso, os alunos realizam provas finais e um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Nesta etapa, eles podem escolher entre realizá-los de forma online ou presencial, na cidade de São Paulo (local sujeito a mudança).

É necessário sonhar alto

Um verdadeiro líder não quer cargos de liderança para mandar nos outros, mas porque sabe que times com uma boa gerência conseguem fazer com que o todo seja maior do que a soma das partes. Porém, hoje, o mundo é muito voltado para dados e questões técnicas, dificultando o trabalho de bons gestores que vêm de outras áreas.

Por isso, mercado de trabalho é muito carente de líderes preparados. Uma das razões para isso é porque muitas pessoas da área técnica têm medo de assumir cargos de liderança, devido às responsabilidades. Entretanto, esses profissionais sempre chegam em um determinado momento de suas carreiras em que devem decidir se evoluem e viram líderes ou se ficam para trás.

Não espere este momento chegar! Não deixe o medo te levar para trás e aprenda a ser um gestor competente e técnico agora. Inscreva-se no curso de Especialização em Administração Industrial (CEAI) da POLI USP PRO e esteja preparado para aproveitar todas as oportunidades que te aguardam! As inscrições já estão abertas!

Você também pode gostar:

Voltar

Posts relacionados

Por: Alex de Almeida
21 de setembro de 2022

O Profissional 4.0 na administração industrial...

Como vimos anteriormente, a Indústria 4.0 consiste na automação tanto de processos industriais quanto de funções e relações de interação na cadeia prod...
Saiba mais
Por: Alex de Almeida
24 de agosto de 2022

Entenda o papel da Indústria 4.0 na administração industr...

Com os avanços recentes da digitalização, diversas novas tecnologias têm sido desenvolvidas, principalmente no setor de indústria e serviços, dando contin...
Saiba mais
Por: Caio Roberto
12 de julho de 2022

Autoconhecimento e sugestões dos alunos marcam aula inaugur...

Quer conhecer profissionais de todo o país e aprender com os melhores professores do mercado direto da sua casa? Então conheça o curso de Especialização em...
Saiba mais