Voltar

Conheça a Especialização em Gestão de Projetos da POLI USP PRO!

Por: Caio Roberto
8 de julho de 2022

Nas últimas décadas, nossa sociedade tem passado por um intenso processo de projetificação, em que cada vez mais atividades passaram a ser organizadas em processos estruturados e padronizados. Essa nova abordagem utilizada nos processos produtivos traz inúmeras vantagens, mas também seus desafios. E para superá-los, ter conhecimentos em Gestão de Projetos é fundamental!

Por isso, a Gestão de Projetos é uma área que tem causado muito interesse em profissionais de diversas áreas, mas muitos não sabem como se aprofundar nesse tema tão complexo. Se esse é o seu caso, conheça o curso de Especialização em Gestão de Projetos (CEGP) da POLI USP PRO e torne-se o profissional que você sempre quis ser!

Entenda o curso

O CEGP é uma especialização Lato sensu vinculada ao Departamento de Engenharia de Produção (PRO) da Escola Politécnica (POLI) da Universidade de São Paulo (USP). Com duração total de 18 meses, o curso é uma versão online da pós-graduação presencial homônima da POLI USP.

Leia também: A POLI USP PRO agora está online com cursos de pós-graduação EAD!

O CEGP é para você!

Grupo de pessoas faz planejamento de Gestão de Projetos em uma mesa.
O curso de Especialização em Gestão de Projetos traz conhecimentos essenciais para qualquer empreendedor.

O CEGP é voltado para duas grandes vertentes profissionais. A primeira é a daqueles que querem se tornar gestores de grandes projetos e buscar certificações profissionais para seguirem na área. A outra é a dos profissionais que têm vontade de empreender, levando inovação e mudanças organizacionais para suas empresas.

“Além da pessoa que quer a carreira específica em Gestão de Projetos e buscar certificados profissionais, o curso também cria toda uma janela de oportunidades profissionais para uma evolução que vai rumo ao empreendedorismo, inovação e mudança organizacional”, comenta Marly Monteiro de Carvalho, professora e coordenadora do curso.

Pré-requisitos

Para ingressar no CEGP, o único pré-requisito é ter um diploma ou certificado de conclusão de curso superior. Não é preciso ter nenhuma atuação ou estudo anteriores na área.

Leia mais: POLI USP PRO representa Brasil em ranking mundial de Negócios e Gestão

Obtenha uma visão ampla e robusta

O curso visa formar profissionais qualificados, com uma visão ampla da área de gestão de projetos. Durante as aulas, são abordados diversos temas da área de gestão, assim como soft skills e hard skills. Ao fim do curso, os alunos devem conseguir lidar tanto com problemas técnicos quanto com problemas de gestão e liderança.

Marly conta que o objetivo é dar aos alunos “uma formação de Gestão de Projetos preditiva, orientada ao plano, ágil e adaptativa. Vamos falar de gestão ágil, gestão lean, mas também vamos falar muito dos modelos tradicionais, que tem toda a parte hard para gerir complexidade.”

Para isso, a coordenação é composta integralmente por professores da USP, assim como mais de 50% do corpo docente. Junto a eles estão profissionais renomados, com extensa atuação no mercado de trabalho. Assim, os alunos terão professores bastante robustos academicamente, mas com larga experiência na área de gestão de projetos.

Leia também: Como é o funcionamento dos cursos da POLI USP PRO?

Conteúdo atualizado e mais…

Grupo de pessoas sentados em volta de uma mesa fazem a Gestão de Projetos de uma empresa.
O CEGP te dá a oportunidade de aprender tudo sobre Gestão de Projetos sem sair de casa.

Como não é necessário ter atuação ou conhecimento anterior na área, o curso possui disciplinas básicas. O objetivo delas é nivelar os alunos, permitindo que os alunos novos na área tenham uma base de conhecimento sobre a qual poderão avançar e solidificando a base dos que já tem experiência no assunto.

Além das disciplinas básicas, as matérias do curso são divididas em três grandes blocos: o bloco estratégico (também chamado de Project Management Office), o de soft skills e o de hard skills.

Nas matérias do bloco estratégico são abordados temas como empreendedorismo, modelo de negócios e outros assuntos relativos à gestão. Já no bloco de soft skills, os alunos tratam de temas como liderança, negociação, comunicação e outras habilidades interpessoais qualitativas. Enquanto isso, o bloco das hard skills trata de habilidades técnicas e quantitativas, como modelagem de risco, gestão de custos, engenharia econômica e aplicada, gestão de qualidade etc.

O CEGP também conta com conteúdo atualizado e aulas online, semanais e ao vivo, que permanecem gravadas para que os alunos possam assistir quando e onde quiserem, até o fim do curso.

Leia mais: Saiba diretamente pelos alunos como é uma pós-graduação na POLI USP!

100% online e interativo

O curso é inteiramente realizado em uma plataforma online, criada especialmente visando a interação entre alunos e professores. A presença também é contabilizada de forma virtual, por meio de provas realizadas regularmente.

Ao fim do curso, os alunos realizam provas finais e um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Nesta etapa, eles podem escolher entre realizá-los de forma online ou presencial, na cidade de São Paulo (local sujeito a mudança).

A hora da mudança é agora

A pandemia de Covid-19 trouxe mudanças enormes para o universo corporativo, com o aumento exponencial do trabalho em home office e a digitalização em massa dos processos empresariais. Muitas empresas não conseguiram se adaptar a tempo, fechando ou sofrendo perdas massivas de capital e de pessoas.

Agora, com a possibilidade do fim da pandemia, ainda mais mudanças estão por vir e as empresas que não estão preparadas para o que vem pela frente podem sofrer novamente. O mercado pede cada vez mais por profissionais capacitados para que as empresas consigam se adaptar a esse mundo em constante mudança.

Por isso, este é o momento ideal para aprimorar suas habilidades e melhorar seu currículo, se preparando para atender às necessidades do mercado e se destacando no mundo profissional. Não perca esta oportunidade e se inscreva no curso de Especialização em Gestão de Projetos (CEGP) da POLI USP PRO. As inscrições já estão abertas!

Você também pode gostar:

Voltar

Posts relacionados

Por: Letícia Santin
2 de fevereiro de 2024

Carreira em Gestão de Projetos: conselhos de um aluno POLI...

Na busca pelo aprimoramento profissional, muitos se deparam com desafios e dúvidas ao entrar em uma carreira em gestão de projetos. Este campo dinâmico e mul...
Saiba mais
Por: Alex de Almeida
19 de outubro de 2022

Entenda a importância da comunicação em projetos...

Não é segredo para ninguém que a comunicação é algo extremamente importante dentro de uma organização, devendo ser clara, objetiva e sem distorções. D...
Saiba mais
Por: Caio Roberto
3 de agosto de 2022

ART: O documento que traz segurança legal ao seu projeto...

Em obras de grande porte, um dos principais problemas enfrentados pelos gestores é a dificuldade em confiar nos profissionais contratados para executar os proj...
Saiba mais