Voltar

Pós-graduação baseada no MIT? A POLI USP PRO tem! E é online!

Por: Caio Roberto
8 de julho de 2022

Quer fazer uma pós-graduação que tem o programa de aulas baseado em pesquisas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT)? Então conheça o Curso de Especialização em Logística (CELOG) da POLI USP PRO e se surpreenda com a qualidade do ensino, oferecido de maneira 100% online.

A expansão da internet mudou profundamente algumas áreas e a Logística foi uma delas, que deixou de ser um setor de suporte ao departamento de vendas das empresas e se tornou um departamento próprio, essencial para o funcionamento dos negócios. E essa é uma tendência estudada há décadas pelo MIT.

Leia também: Conheça a Especialização em Logística da POLI USP PRO!

Onde entra o MIT na história do curso?

Pessoa faz pesquisa com caneta e papel no MIT.
O PRO tem uma longa história de cooperação com o MIT.

O CELOG é fruto de uma longa história de colaboração entre professores e alunos do Centro de Inovação em Engenharia de Sistemas Logísticos (CISLOG), do Departamento de Engenharia de Produção (PRO) da Escola Politécnica (POLI) da Universidade de São Paulo (USP), com o Centro de Transportação e Logística (CTL) do MIT. Diversos professores do CISLOG estudaram e lecionaram na instituição americana, além de terem contribuído muito para os trabalhos feitos pelo CTL.

Em 2003, esses mesmos professores criaram o Mestrado em Logística (MLOG), trazendo para o Brasil todo o conhecimento que adquiriram por lá e firmando uma parceria oficial com o MIT. No entanto, ainda havia uma forte demanda por um curso mais prático e, pensando nisso, o CELOG foi criado em 2005. “O CELOG é um spin-off do MLOG, com uma versão mais corporativa e menos acadêmica”, comenta Daniel Mota, vice-coordenador USP dos cursos da POLI USP PRO.

O objetivo do curso é trazer uma visão inovadora sobre o universo da Logística, baseada em estudos e pesquisas do MIT, e atender à grande necessidade de profissionais com uma visão sistêmica do supply chain demandada pela área de Logística atualmente.

Agora, esse curso com mais de 20 anos de história está disponível também de forma 100% online.

Leia mais: TCC da pós-graduação: uma possibilidade de promoção profissional

Visão inovadora

De acordo com Mota, o CELOG oferece aos alunos uma visão totalmente inovadora da logística, desenvolvida por professores e estudantes do MIT. Essa perspectiva considera as dificuldades que o setor tem enfrentado nas últimas décadas devido a uma economia cada vez mais globalizada e o crescimento exponencial do e-commerce.

Com essas mudanças, a gestão de logística e a criação de uma supply chain tem se tornado uma área cada vez mais estratégica nas empresas. Além disso, é cada vez mais necessária a presença de profissionais tecnicamente capacitados, com uma visão sistêmica da cadeia, para a tomada de decisões.

Por isso, o CELOG se baseia na crença de que um bom profissional de logística no mundo empresarial do século XXI precisa ser mais do que apenas um administrador, mas necessita também de conhecimento técnico. “Atualmente não adianta ser apenas um bom gestor, tem que ser um gestor técnico”, destaca Mota.

Leia também: Saiba diretamente pelos alunos como é uma pós-graduação na POLI USP!

Então, o CELOG oferece conhecimento técnico!

Pessoas analisam dados do MIT.
O CELOG oferece a oportunidade de adquirir os melhores conhecimentos do MIT sem ter que sair de casa.

Segundo o vice-coordenador, o CELOG busca capacitar seus alunos tanto em soft skills (habilidades interpessoais e qualitativas), como em hard skills (habilidades técnicas e quantitativas). Assim, o profissional formado estará igualmente habilitado a lidar com a gestão de seus colegas e subordinados e com desafios tecnológicos e específicos do setor.

Para isso, além das matérias comuns de gestão, o curso passa por diversas áreas técnicas, se aprofundando em pesquisa operacional. O aluno do CELOG aprenderá bases de análise de dados, modelagens matemáticas, programação, criação de simulações, network design (estrutura da rede de distribuição), entre outras matérias que contribuem, em muito, para sua formação profissional.

O curso ainda estimula os alunos a lidarem com problemas reais da empresa em que trabalham durante seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). “Isso acaba sendo não apenas um retorno para a empresa dele, mas também expõe o aluno a uma provação do que ele estudou e que revistas especializadas se interessam pelo assunto”, explica Mota.

Leia mais: A hora é agora! Comece sua pós-graduação na POLI USP PRO!

Quer aprender o que os melhores profissionais de logística do mundo estão estudando? Então não perca essa oportunidade e conheça o Curso de Especialização em Logística (CELOG) da POLI USP PRO que possui um programa de aulas baseado em pesquisas do MIT. As inscrições podem ser feitas diretamente pelo site.

Você também pode gostar:

Voltar

Posts relacionados

Por: Alex de Almeida
22 de fevereiro de 2023

Porto Seco: o que é e como funciona?...

Se você estuda ou trabalha em alguma área relacionada à logística ou comércio exterior certamente já deve ter ouvido falar em porto seco. Reduzir custos e...
Saiba mais
Por: Alex de Almeida
28 de dezembro de 2022

Impactos das inovações na Logística...

A Logística tem passado por diversas mudanças nas últimas décadas, principalmente no campo da informação. Elas agora transitam de maneira muito mais rápi...
Saiba mais
Por: Alex de Almeida
16 de novembro de 2022

Transporte Multimodal: entenda como funciona...

Muito tem se falado em como a logística inteligente pode tornar o transporte de cargas mais eficiente, reduzindo custos e emissões, fazendo com que essa ativi...
Saiba mais