Voltar

Sustentabilidade e Economia Circular: promoção de um futuro responsável

Por: Letícia Santin
9 de junho de 2023

Nas últimas décadas, foi possível observar maior preocupação com o modelo de consumo devido aos impactos de resíduos gerados pela indústria, além das consequências sociais. Portanto, os conceitos de sustentabilidade e economia circular surgiram como resposta para restringir esses efeitos.

Neste artigo, você poderá entender mais sobre a aplicação desses conceitos em diferentes setores da economia, além de seus benefícios, de acordo com a professora Roberta Souza Pião, do Departamento de Engenharia de Produção da Poli-USP e docente da POLI USP PRO.

Leia mais: Tecnologia blockchain no setor produtivo

Afinal, o que é sustentabilidade?

A sustentabilidade é um conceito amplo que abrange diferentes linhas de pensamento. Esse conceito teve origem no relatório da ONU, que enfatiza a importância do desenvolvimento sustentável, ou seja, a utilização dos recursos sem esgotá-los, com o objetivo de preservar os recursos disponíveis na Terra para as futuras gerações.

Dentro dessa perspectiva, existem visões divergentes. Alguns acreditam que é possível intervir na realidade e diminuir o que é conhecido como “externalidade negativa por ação do homem”, ou seja, o impacto negativo ao meio ambiente e sociedade. Por outro lado, há quem acredite que não existe alternativa para evitar o esgotamento dos recursos e comprometer a vida na Terra devido ao modo estabelecido de consumo.

Entre essas linhas de pensamento, destaca-se o conceito de economia circular. A economia circular propõe “fechar o ciclo de produção”, ou seja, reutilizar os recursos de um produto para produzir outros, evitando o descarte desses insumos. Dessa forma, é possível reduzir a quantidade de resíduos descartados e minimizar as consequências negativas que vêm sendo observadas há décadas.

“Na produção linear, existe extração e transformação do insumo no produto final sem se preocupar com a quantidade que está extraindo e se está reutilizando-o de alguma maneira. Esse modelo também tem como característica produtos com ciclos de vida muito curtos, o que eleva a quantidade de resíduos despejados na natureza”, aponta a professora.

Leia mais: Impactos das inovações na Logística

Pessoas juntam peças de um quebra cabeça com imagens relacionadas à sustentabilidade em alusão à economia circular.
Empresas que incorporam o modelo sustentável de economia circular aos seus negócios integram ganhos econômicos, sociais e ambientais

O impacto positivo da economia circular

É importante ressaltar que qualquer ação econômica gera externalidades, ou seja, efeitos sociais, econômicos e ambientais indiretamente causados pela venda de um produto ou serviço. Essas externalidades podem ser negativas ou positivas. Desde a Revolução Industrial, o sistema de produção predominante foi o linear, no qual os produtos não são reutilizados e geram externalidades negativas significativas.

Com a economia circular, é possível alcançar uma série de benefícios, como:

  • Utilização eficiente de recursos e diminuição da extração insumos, devido à reutilização dos já extraídos da natureza;
  • Redução de resíduos e poluição;
  • Criação de empregos para reciclagem e desenvolvimento econômico;
  • Diminuição do impacto social e ambiental;
  • Aumento da competitividade empresarial;
  • Valorização da marca e reputação.

Leia mais: Conheça o MBA em Engenharia de Produção da POLI USP PRO!

Exemplos de sustentabilidade e economia circular em setores da economia

Vamos analisar alguns exemplos de como a sustentabilidade e a economia circular vêm sendo promovidas em diferentes setores:

  • Agricultura: iniciativas para a redução de emissões de carbono e a promoção de ciclos orgânicos, com contribuição para a preservação do solo e a segurança alimentar.
  • Indústria têxtil: a reutilização de roupas é incentivada como uma alternativa sustentável ao modelo de fast fashion, que valoriza a mão de obra barata e gera um ciclo curto de vida dos produtos.
  • Mercado de eletrônicos: neste setor, os resíduos finais têm um grande potencial de reutilização, o que torna atrativa a ideia de empresas reutilizarem seus insumos. Para isso, é necessário um cuidado específico na desmontagem dos produtos para manter suas características e não comprometer seu reuso.

Empresas que adotam modelos sustentáveis de economia circular em seus negócios podem colher ganhos econômicos, sociais e ambientais. À medida que os consumidores se tornam mais conscientes sobre a importância da sustentabilidade, eles valorizam empresas que compartilham essa preocupação.

Essas ações geram valor para o negócio, uma vez que a reputação da empresa e a fidelidade do consumidor são fortalecidas. Além disso, observamos uma tendência crescente de valorização da economia circular, inclusive com linhas de financiamento que priorizam a sustentabilidade nas empresas.

Se você deseja saber mais sobre sustentabilidade, economia circular e como incorporar esses conceitos ao seu negócio, faça parte da POLI USP PRO. Nossos cursos de pós-graduação oferecem conhecimentos atualizados e práticos para profissionais que buscam se destacar nesse cenário. Inscreva-se e faça parte dessa transformação rumo a um futuro mais responsável e sustentável!

Você também pode gostar desses conteúdos:

Voltar

Posts relacionados

Por: Letícia Santin
22 de janeiro de 2024

4 razões para iniciar uma pós-graduação em 2024...

Em um mundo dinâmico e competitivo, investir em educação continuada é uma forma de se destacar no mercado de trabalho. A busca por aprimoramento profissiona...
Saiba mais
Por: Letícia Santin
27 de outubro de 2023

Fim das inscrições dos cursos da POLI USP PRO: garanta a s...

Se você está à procura de uma oportunidade para transformar sua carreira, continue lendo esta matéria. Os cursos da POLI USP PRO estão a poucos dias de enc...
Saiba mais
Por: Monique Gremes
25 de agosto de 2023

Networking e aprendizado: um ambiente de aulas único ...

Networking é parte essencial na vida do profissional, isso porque a construção ou manutenção de uma rede de contatos desempenha um papel fundamental no apr...
Saiba mais