Voltar

Impactos das inovações na Logística

Por: Alex de Almeida
28 de dezembro de 2022

A Logística tem passado por diversas mudanças nas últimas décadas, principalmente no campo da informação. Elas agora transitam de maneira muito mais rápida e com maior precisão, sendo essa uma das grandes revoluções que a Logística sofreu.

Isso fez com que muitos controles, que antes eram registrados em papel, se transformassem em planilhas eletrônicas, e hoje, esses controles são feitos por meio de aplicativos de celular, tornando o processo ainda mais rápido e dinâmico.

Essas transformações também trazem diversos desafios para o mercado de trabalho, que precisa cada vez mais de profissionais preparados para atuar nesse setor. Atualmente, para se tornar um profissional competitivo é preciso estar muito bem atualizado.

Pensando nisso, a POLI USP PRO criou o MBA em Logística (MBA LOG), um curso de pós-graduação lato sensu a distância completo e atualizado, feito exclusivamente para preparar os profissionais para atuar nesse setor de maneira competitiva. Inscreva-se no MBA LOG e comece 2023 investindo no seu sucesso profissional.

Informações em tempo real

Imagem de aplicativo de celular sendo usado na logística
É importante conhecer as principais inovações tecnológicas que impactam o setor de logística.

Para entendermos melhor como essas mudanças impactam o mercado de trabalho e qual a melhor forma de se capacitar para atuar em organizações desse setor, conversamos com Daniel Mota, vice-coordenador USP do curso de MBA em Logística da POLI USP PRO.

De acordo com Mota, antes se tinha um tempo maior para obter as informações e tomar as decisões. Hoje, os dados são transmitidos e tratados quase que em tempo real, tornando a Logística muito mais dinâmica. Hoje em dia se o cliente recebe a mercadoria, automaticamente a empresa é notificada que a entrega foi bem-sucedida.

A forma como as informações são transitadas na cadeia de suprimentos impacta significativamente o mercado de trabalho, pois os sistemas se tornaram muito mais dinâmicos, ágeis, rápidos e muito mais complexos e detalhados. Para operar esses sistemas é necessário treinamento, capacitação, bagagem, cursos e atualização constante.

Competitividade no mercado de trabalho da Logística

Segundo o professor, “um profissional que não é competitivo gera um departamento que não é competitivo e, consequentemente, gera uma empresa que não é competitiva.” E cabe ressaltar que a competição é cada vez mais global, não somente entre empresas de grande porte, mas também com startups entrantes, especializadas em algum segmento específico da cadeia de suprimentos, que estão conquistando cada vez mais o seu espaço no mercado.

“É preciso se capacitar, se atualizar, conhecer novas ferramentas, novos métodos, novas técnicas, ter conhecimentos sobre ciência de dados e modelos matemáticos. Tudo isso é muito relevante nos departamentos ou áreas das empresas. Um profissional que não sabe ao menos dialogar sobre esses assuntos é um profissional que corre o risco de se tornar obsoleto, será considerado um profissional desatualizado e provavelmente será substituído”, enfatiza Mota.

As novas tecnologias e o mercado de trabalho

“A tecnologia não veio para tomar postos de trabalho! Esse não é um raciocínio correto”, afirma Mota. Na verdade, os postos de trabalho mudaram de uma exigência mais braçal para uma exigência mais técnica e intelectual. E isso é construído com muito estudo, muita dedicação, com muita atualização, explica o professor.

A boa notícia é que esse tipo de conhecimento está cada vez mais acessível a todos, com cursos de qualidade como, por exemplo, o MBA em Logística da POLI USP PRO, que forma profissionais altamente capacitados para atuar em empresas do setor de logística.

Existe também um mundo de informações em diversas plataformas da internet, que podem ser excelentes pontos de partidas para a compreensão de conceitos importantes no campo da Logística. Porém, é sempre importante levar em consideração a relevância e o referencial de cada conteúdo.

Segundo Mota, “É importante entender a curadoria do conteúdo que estamos consumindo, e para isso, estar associado a uma grande instituição, a uma grande universidade, como é o caso da Universidade de São Paulo (USP), é muito importante.”

Principais tendências na Logística

Confira algumas das principais tendências do setor de logística para as próximas décadas:

  • Data Science & Analytics;
  • City logistics (Micro centros de distribuição, utilização de veículos leves);
  • Combustíveis alternativos (veículos elétricos, biocombustíveis);
  • Logística Reversa;
  • Visibilidade da cadeia de suprimentos em tempo real;
  • Automação de armazéns;
  • Veículos autônomos;
  • Drones;
  • Omnichannel.

O setor de logística está ficando cada vez mais complexo e essencial para o funcionamento da economia e da sociedade como um todo. Por isso, o mercado necessita de profissionais preparados para se adaptar a qualquer situação e capazes de utilizar conhecimentos técnicos para contornar os problemas.

Se você quer elevar a sua competitividade no mercado de trabalho, o curso de MBA em Logística da POLI USP PRO é a melhor opção. Você sabia que o conteúdo do MBA LOG está alinhado com as boas práticas internacionais? É isso mesmo! Clique aqui e saiba mais sobre o curso.

Voltar

Posts relacionados

Por: Alex de Almeida
16 de novembro de 2022

Transporte Multimodal: entenda como funciona...

Muito tem se falado em como a logística inteligente pode tornar o transporte de cargas mais eficiente, reduzindo custos e emissões, fazendo com que essa ativi...
Saiba mais
Por: Caio Roberto
12 de julho de 2022

MBA LOG dá início às aulas com muita interação e a hist...

Já pensou em ter aulas com os melhores professores do mercado sem ter que sair de casa? O MBA em Logística (MBA LOG) da POLI USP PRO foi inaugurado em maio de...
Saiba mais
Por: Caio Roberto
8 de julho de 2022

Pós-graduação baseada no MIT? A POLI USP PRO tem! E é on...

Quer fazer uma pós-graduação que tem o programa de aulas baseado em pesquisas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT)? Então conheça o Curso de M...
Saiba mais