Voltar

Conheça o MBA em Engenharia de Produção da POLI USP PRO!

Por: Alex de Almeida
27 de julho de 2022

O setor produtivo está cada vez mais dinâmico e competitivo, com empresas buscando a inovação para melhoria dos seus processos. O surgimento de novas tecnologias impulsiona essas mudanças e, de certa forma, acaba criando uma demanda no mercado por profissionais mais qualificados, e um MBA em Engenharia da Produção pode ser a solução.

Afinal, a Engenharia de Produção engloba os processos relacionados à implantação, operação, melhoria e manutenção dos sistemas produtivos integrados de bens e serviços. Junto a isso, agrega-se termos como o Data Science (em tradução, Ciência de Dados), que está cada vez mais presente no ambiente da Engenharia devido à grande quantidade de dados (Big Data) gerados nesses processos.

As ferramentas tecnológicas ajudam a transformar esses dados em informações relevantes ao gestor. Nesse sentido, há uma percepção de que as tomadas de decisão tendem a ser cada vez mais pautadas nesse tipo de análise e que, assim, a qualificação profissional nos dias de hoje é fundamental.  Pensando nisso, a POLI USP PRO lançou o MBA em Engenharia de Produção (MBA EP), um curso com conteúdo completo e atualizado para desenvolver profissionais e torná-los qualificados ao mercado. Confira!

Leia também: Como é o funcionamento dos cursos da POLI USP PRO?

Sobre o curso

O MBA em Engenharia de Produção é um curso de pós-graduação Lato sensu vinculado ao Departamento de Engenharia de Produção (PRO) da Escola Politécnica (POLI) da Universidade de São Paulo (USP). Com duração total de 18 meses, o curso é uma versão online da pós-graduação presencial homônima da POLI.

“O curso fornece uma visão bastante completa sobre as principais inovações do setor, abordando conceitos mais atuais como a Indústria 4.0, BI (Business Intelligence, em tradução, Inteligência de Mercado), ESG (Environment, Social and Governance, em tradução, Ambiental, Social e Governança), dentre outros temas”, ressalta Paulino Francischini, docente e coordenador do curso de MBA em Engenharia de Produção da POLI USP PRO.

100% online e interativo

O curso é realizado de forma integral em uma plataforma online, criada especialmente para a interação entre alunos e professores. A presença nas aulas também é contabilizada de forma virtual, por meio de provas realizadas regularmente.

Ao fim do curso, os alunos realizam provas finais e o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Nestas etapas, eles podem escolher entre realizá-las de forma online ou presencial, na cidade de São Paulo (local sujeito a mudança).

Leia também: TCC da pós-graduação: uma possibilidade de promoção profissional

O MBA EP é para você!

O MBA em Engenharia de Produção existe para auxiliar profissionais na administração de um negócio com a aplicação de conceitos da Engenharia. Segundo Francischini, “hoje em dia, é preciso que o profissional tenha um perfil inovativo. Que saiba pegar um problema complexo, simplificar, selecionando o que é mais importante, e modelar para resolvê-lo da melhor maneira possível.”

Um quebra-cabeça sendo montado, representando a resolução de um problema abordado no MBA em engenharia de produção
O MBA em Engenharia de Produção vai te ensinar a resolver problemas.

O curso também foca na resolução de problemas por meio de análises quantitativas, ou seja, tomadas de decisões administrativas baseadas em análise de dados.

“Análises qualitativas são baseadas normalmente na experiência ou no feeling (percepção) do gestor, enquanto as quantitativas são mais baseadas em dados (números)”, comenta o docente.

Francischini explica também que “o MBA em Engenharia de Produção ensina a melhorar processos. Problemas mais comuns relacionados aos processos produtivos, como prazo, erro e recursos são resolvidos quando se tem uma atuação estratégica no processo, melhorando respectivamente o tempo, a qualidade e a mão de obra.”

O MBA em Engenharia de Produção da POLI USP PRO também auxilia no desenvolvimento de habilidades que vão além dos conhecimentos técnicos, como a gestão de mudanças, liderança, negociação, entre outras.

Conteúdo atualizado e mais…

As disciplinas do curso são divididas em quatro grandes módulos:

  • Financeiro
  • Operações
  • Tecnologia
  • Metodologia de Pesquisa e Tópicos Especiais

Nesses quatro módulos os alunos verão temas como Empreendedorismo, Data Science, ESG, Business Intelligence, Indústria 4.0, entre outros.

O MBA em Engenharia de Produção também conta com conteúdo atualizado e aulas online, semanais e ao vivo, que permanecem gravadas para que os alunos possam assistir quando e onde quiserem até o fim do curso.

Pessoa assistindo uma aula do MBA em engenharia de produção.
Não deixe o seu futuro para depois! Cursar o MBA em Engenharia de Produção será a sua melhor escolha!

Leia mais: Saiba diretamente pelos alunos como é uma pós-graduação na POLI USP!

Pré-requisitos

Para ingressar no MBA EP, é necessário possuir um diploma ou certificado de conclusão de curso superior. Não é preciso ter nenhuma atuação ou estudos anteriores na área.

Reconhecimento profissional

E para ressaltar ainda mais a relevância do MBA em Engenharia de Produção, Francischini afirma que “boa parte dos alunos que finalizam o curso são promovidos ou mudam de empresa para um cargo melhor.”

Então, se o que você precisa é reconhecimento profissional, saiba que o MBA em Engenharia de Produção da POLI USP PRO é o melhor caminho para você se destacar no mercado de trabalho e obter os melhores resultados no seu negócio. As inscrições já estão abertas!

Você também pode gostar:

Voltar

Posts relacionados

Por: Acacio Junior
8 de dezembro de 2023

Engenharia de produção: é assim tão diferente das demais...

Se essa é uma pergunta que você já se fez (ou faz), saiba que a resposta é sim! A engenharia de produção é uma área completamente diferente das demais e...
Saiba mais
Por: Alex de Almeida
11 de janeiro de 2023

Tecnologia blockchain no setor produtivo...

Se você nunca ouviu falar na tecnologia blockchain e não sabe como ela pode impactar na sua atuação profissional, talvez seja a hora de buscar conhecimento...
Saiba mais
Por: Alex de Almeida
2 de novembro de 2022

Ferramenta QFD:  aprenda e aplique na sua empresa...

Proporcionar uma boa experiência para os clientes tem sido a principal estratégia das empresas em um mercado cada vez mais competitivo, principalmente no seto...
Saiba mais