POLI USP PRO
  1. Blog
  2. Post

Carreira em Engenharia de Produção: insights do Papo Pro 

Isabella Holouka

Publicado em

6 minutos de leitura

A engenharia de produção está em constante evolução e se consolidou como uma das áreas mais promissoras para profissionais que desejam atuar em diferentes setores, da indústria ao mercado financeiro. No dia 03/02/2025, o Papo Pro discutiu a carreira em Engenharia de Produção, com foco nas oportunidades e desafios dessa área. Se você perdeu a transmissão ao vivo, leia os principais insights neste blog post! 

Promovido pela POLI USP PRO, Papo Pro abordou a carreira em Engenharia de Produção
Promovido pela POLI USP PRO, Papo Pro abordou a carreira em Engenharia de Produção

Engenharia de Produção e carreira

A engenharia de produção oferece uma abordagem sistêmica dos negócios, permitindo otimizar processos, reduzir custos e aumentar a eficiência em diferentes setores. O Dr. Pedro Mizutani, conselheiro da COSAN e vice-presidente executivo da Raízen, destacou como essa formação impactou sua trajetória profissional. 

“A engenharia de produção me ajudou muito, principalmente em otimização de processos, gestão, custos e finanças. Ter a visão holística de um engenheiro de produção me ajudou muito na minha carreira no setor sucroenergético”, disse. 

Já o Prof. Dr. Paulino Francischini, coordenador do MBA em Engenharia de Produção POLI USP PRO, ressaltou que a carreira em engenharia de produção não se restringe apenas à indústria

“A engenharia de produção deixou de ser exclusivamente industrial e foi para os serviços. Hoje, bancos, mercado financeiro e tecnologia absorvem muitos engenheiros de produção”, destacou. 

Leia mais: ESG nas organizações: impactos das mudanças climáticas e oportunidades para o futuro 

Tecnologia impacta presente e futuro da Engenharia de Produção  

Processos com automação, IoT (Internet das Coisas), IA (Inteligência Artificial), machine learning e análise de dados já são realidade no setor. 

Segundo Dr. Pedro Mizutani, a inovação tem transformado até mesmo o setor agrícola. “Hoje, a inteligência artificial e a automação estão na agricultura, nas usinas e na indústria”, disse ele, que citou como exemplos drones e satélites que ajudam a aplicar herbicidas apenas nos locais exatos e seguindo as quantidades necessárias. 

O Prof. Dr. Paulino Francischini complementa a visão ao falar sobre a necessidade de capacitação tecnológica. A velocidade da inovação exige que os profissionais se mantenham atualizados, já que novas soluções surgem diariamente

“A Engenharia de Produção hoje está muito mais tecnológica para as grandes empresas. Agora, grande parte das empresas do Brasil são pequenas e médias que não terão dinheiro para grandes digitalizações de processo produtivo. Mas a Engenharia de Produção também tem ferramentas para melhorar o processo produtivo, produzir com menor custo e poder competir no mercado”, disse ainda. 

A Nova Norma chegou! Conheça nossa newsletter! 

Desafios e oportunidades para novos engenheiros 

A flexibilidade e a capacidade de adaptação são essenciais para o engenheiro de produção do futuro. Para Dr. Pedro Mizutani, a chave para o sucesso está na versatilidade. 

“As grandes oportunidades nem sempre estão nas grandes empresas. Às vezes, é em uma pequena empresa que você pode fazer a maior diferença”, declarou. 

Além disso, a capacidade de análise de dados e a mentalidade estratégica são diferenciais, como reforça o Prof. Dr. Paulino Francischini

“O engenheiro de produção precisa entender problemas e formular soluções. Definir bem um problema já é 50% da solução”, explicou. 

Outro ponto crucial destacado no evento foi o networking. Segundo os especialistas, muitas das melhores oportunidades vêm de indicação, e construir conexões é fundamental para quem deseja crescer na carreira. 

Leia mais: Robótica avançada promove revolução na engenharia e na construção 

Engenharia de produção aplicada em diferentes setores 

Ao contrário do que muitos imaginam, a engenharia de produção não se limita à indústria. Conforme dito anteriormente, hoje, profissionais da área atuam em saúde, tecnologia, finanças, agronegócio, logística e serviços

A Dra. Mayara Ribeiro, responsável pela orientação de TCCs na POLI USP PRO, destacou o impacto da engenharia de produção na otimização de processos.  

Os alunos do MBA em Engenharia de Produção da POLI USP PRO aplicam seus conhecimentos em projetos reais, resolvendo problemas dentro das empresas onde trabalham. Essa abordagem prática permite que os profissionais se destaquem no mercado e acelerem seu crescimento profissional

Ao longo do PAPO PRO, os especialistas concordaram: a engenharia de produção abre portas para diversas oportunidades, mas exige habilidades analíticas, estratégicas e de liderança para quem deseja crescer. 

Quer ser avisado sobre o próximo PAPO PRO? Inscreva-se aqui 

 Você também pode assistir ao conteúdo na íntegra no YouTube da POLI USP PRO.  

Dê o próximo passo na sua carreira com a POLI USP PRO 

Se você deseja se especializar e se tornar um profissional altamente qualificado para atuar em diferentes setores, o MBA em Engenharia de Produção POLI USP PRO é a melhor escolha. O pré-requisito para inscrição é ter diploma superior. Não é necessária formação ou experiência prévia na área. No curso, você aprenderá sobre:  

  • Otimização de processos e gestão estratégica; 
  • Análise de dados e ferramentas quantitativas; 
  • Aplicação da engenharia de produção em diferentes setores; 
  • Tendências tecnológicas como Indústria 4.0, IoT, Inteligência Artificial e Machine Learning. 

Clique aqui para conferir o conteúdo do curso. Inscreva-se e transforme sua carreira! 

Você também pode gostar desses conteúdos: 

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

A POLI USP PRO

A POLI USP PRO, a pós-graduação lato sensu a distância (EAD) do Departamento de Engenharia de Produção (PRO) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, oferece cursos de MBA, proporcionando aos alunos uma experiência completa de ensino online, com possibilidade de networking, flexibilidade de horário e interação com professores e colegas em aulas ao vivo.