Voltar

Tecnologia blockchain no setor produtivo

Por: Alex de Almeida
11 de janeiro de 2023

Se você nunca ouviu falar na tecnologia blockchain e não sabe como ela pode impactar na sua atuação profissional, talvez seja a hora de buscar conhecimento sobre esse mecanismo de banco de dados avançado, afinal, é importante conhecer as principais soluções que impactam os diversos setores da economia.

Essa tecnologia foi criada inicialmente para mapear as transações da moeda virtual Bitcoin, mas alguns anos depois começou a ser utilizada também nas transações de transferências de ativos, os chamados Contratos Inteligentes.

Conforme as empresas descobriam essa tecnologia e criavam aplicações para melhorar seus processos, essa solução tecnológica deixou de ser exclusividade das moedas virtuais e do setor financeiro. Empresas de setores como do varejo, entretenimento e energia já utilizam essa tecnologia para desenvolver soluções para seus negócios.

Conheça a tecnologia blockchain

Infografico mostrando como é a aplicação da tecnologia blockchain em uma transação financeira.
A tecnologia blockchain é uma solução que deixou de ser exclusividade das moedas virtuais e vem sendo utilizada por empresas em diversos setores da economia.

Para conhecermos um pouco mais sobre essa tecnologia, conversamos com Paulo Roberto dos Santos, professor da disciplina de Plataformas Digitais do curso de MBA em Engenharia de Produção (MBA EP) da POLI USP PRO.

Aliás, o MBA EP é um curso de pós-graduação lato sensu a distância bastante inovador, pois aborda em seu conteúdo programático os temas que estão em alta no mercado. O curso é coordenado por professores do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP e reúne em seu corpo docente tanto professores da USP quanto profissionais renomados do mercado. Se inscreva no MBA EP!

Segundo Roberto, é importante que os alunos saibam como funciona a tecnologia blockchain, pois a tendência é que ela continue evoluindo e, num futuro próximo, ter conhecimento sobre ela será tão importante quanto é hoje conhecer planilhas eletrônicas.

Mas afinal, qual é o papel da tecnologia blockchain?

De acordo com Roberto, blockchain (também conhecido como “o protocolo da confiança”) é uma tecnologia de registro distribuído que visa a descentralização como medida de segurança. São bases de registros e dados distribuídos e compartilhados que têm a função de criar um índice global para todas as transações que ocorrem em um determinado mercado.

“Funciona como um livro-razão, só que de forma pública, compartilhada e universal, que cria consenso e confiança na comunicação direta entre duas partes, ou seja, sem o intermédio de terceiros”, explica o professor.

Como essa tecnologia impacta o setor produtivo?

Imagem de um aperto de mão, simbolizando confiabilidade na transação virtual.
A tecnologia blockchain serve para proporcionar mais agilidade e confiabilidade aos serviços oferecidos pelas empresas.

Segundo o professor, o blockchain possibilita rastrear todo processo produtivo em tempo real. Sendo assim, é possível assegurar que um item crítico de um automóvel, por exemplo, pode ser 100% rastreado e assegurado de que todas as etapas do processo produtivo e logístico foram realizadas conforme planejado e dentro das especificações.

Roberto relata que já encontrou muitas aplicações nos mais diversos setores industriais e que a aplicação do blockchain não tem restrições em relação ao segmento industrial ou tipo de negócio, sendo aplicável em todos os processos em que se deseja assegurar que as etapas foram cumpridas corretamente, sejam elas físicas ou não. Com isso os processos industriais ganharão velocidade, confiabilidade e redução de custos.

Aplicação da tecnologia blockchain

Algumas empresas de varejo já utilizam a tecnologia blockchain para acompanhar a cadeia de eventos de sua rede de fornecedores. Um bom exemplo é a “bandejinha de hortifruti” em alguns supermercados, que possui um QR Code que mostra para o cliente onde foi cultivado, onde foi beneficiado, ou qual foi o caminho do produto até chegar ali.

Nesse caso, a tecnologia blockchain assegura ao cliente que todas essas informações são verdadeiras, pois todas as etapas desse processo são registradas em um sistema, gerando números de protocolos para cada uma delas. Se algum fornecedor deixar de atender a algum parâmetro estabelecido no cadastro, esse protocolo perde a validade e todo o processo deverá ser refeito, para que todas as etapas sejam validadas novamente.

A grande beleza disso tudo é que a validação desse processo é feita automaticamente e de maneira descentralizada, garantindo velocidade e confiabilidade ao processo.

Por que é importante conhecer essa tecnologia?

Com a constante aceleração dos processos de digitalização, o uso da tecnologia blockchain chegará em praticamente todas as empresas, o gestor vai interagir com essa tecnologia em seu dia a dia, o que a torna um conhecimento indispensável para o profissional nos dias de hoje. “Conhecer blockchain abre novas possibilidades de melhoria nos processos, quem a dominar primeiro irá se destacar profissionalmente”, enfatiza Roberto.

Nesse sentido, a busca por atualização pode ser a melhor estratégia para o profissional que deseja manter a sua empregabilidade e ter sucesso na carreira. Fazer uma pós-graduação de qualidade é essencial para o profissional que quer se destacar no mercado de trabalho.

O MBA EP da POLI USP PRO é um curso de pós-graduação único, que fornece uma base sólida de conhecimento aos alunos e aborda os conceitos mais atuais presentes no setor produtivo. O conteúdo programático do curso permite que o aluno fique por dentro de temas inovadores como tecnologia blockchain e outros mais. Acesse o site e saiba mais sobre o MBA EP.

Você também pode gostar:

Voltar

Posts relacionados

Por: Alex de Almeida
2 de novembro de 2022

Ferramenta QFD:  aprenda e aplique na sua empresa...

Proporcionar uma boa experiência para os clientes tem sido a principal estratégia das empresas em um mercado cada vez mais competitivo, principalmente no seto...
Saiba mais
Por: Alex de Almeida
27 de julho de 2022

Conheça o MBA em Engenharia de Produção da POLI USP PRO!...

O setor produtivo está cada vez mais dinâmico e competitivo, com empresas buscando a inovação para melhoria dos seus processos. O surgimento de novas tecnol...
Saiba mais