Voltar

Como fazer a validação internacional do seu certificado POLI USP PRO

Por: Caio Roberto
8 de julho de 2022

Se você faz parte do grupo que quer crescer na carreira, já sabe que um grande crescimento profissional pode significar, inevitavelmente, a criação de uma carreira internacional? Porém chegar até este ponto pode ser um grande desafio e um bom currículo é, sem dúvidas, a melhor forma de garantir isso. Então, se você também tem esse objetivo, saiba que é possível fazer a validação internacional do seu certificado USP!

O certificado USP conquistado pelos alunos da POLI USP PRO é emitido após a conclusão do curso, que é uma pós-graduação Lato sensu. O documento é emitido pela própria Universidade de São Paulo (USP), em português, exclusivamente no formato físico, em papel moeda.

Essas características são exigidas diretamente pelo Ministério da Educação (MEC) e têm como objetivo a padronização do documento. Esse processo serve para dar aos portadores a segurança de ter um certificado oficial de uma instituição internacionalmente renomada e facilitar a validação internacional do documento.

Fazer a validação internacional do seu certificado é diferente em todos os casos, já que cada país e instituição têm seus próprios procedimentos, e cabe ao aluno consultar quais são esses procedimentos para saber o caminho certo a seguir. Entretanto, muitos locais adotam processos parecidos e, por isso, neste artigo, explicaremos alguns deles. Não perca!

Leia também: Certificado USP: conheça o processo de emissão na POLI USP PRO!

Reconhecimento da assinatura

Desenho de um mapa mundi representando todas as opções que uma pessoa pode ter ao fazer a validação internacional de seu certificado USP.
A validação internacional do seu certificado USP pode abrir um leque com inúmeras oportunidades.

O primeiro passo para a validação internacional do certificado POLI USP PRO é o reconhecimento da assinatura do documento, etapa que será pedida pela maioria das instituições estrangeiras. Essa é uma assinatura escrita à mão, em tinta azul, que pode ser encontrada no verso do certificado.

O reconhecimento pode ser feito em três cartórios do estado de São Paulo, que ficam em São Paulo, Ribeirão Preto e São Carlos. Os endereços e outras informações referentes aos estabelecimentos podem ser conferidas neste link. Essa etapa pode ser realizada pelo aluno ou, caso ele já esteja no exterior, por algum familiar ou amigo que esteja no Brasil.

Leia mais: Biblioteca digital com mais de 8 mil livros é na POLI USP PRO!

Intenção de uso do certificado no exterior

Globo terreste representando as oportunidades que se abrem ao fazer a validação internacional do seu certificado USP.
O processo para validação internacional do seu certificado USP depende do destino escolhido e do seu objetivo.

Com a assinatura reconhecida em cartório, o pós-graduado precisa decidir qual a intenção de uso desse documento. Na maioria das vezes, há duas possibilidades mais comuns: a continuação dos estudos e fins de trabalho. Confira o que fazer em cada uma dessas situações:

Continuação dos estudos: Como dito anteriormente, cabe ao aluno verificar os procedimentos que o país e a instituição de destino adotam. Na maioria dos casos, será preciso fazer a tradução do certificado e do histórico escolar para a língua do país, além de encaminhar comprovantes digitais.

Fins profissionais: o país escolhido pode solicitar que o consulado do país no Brasil legalize o certificado ou, para os países signatários da Apostila de Haia, que os documentos sejam apostilados.

Independentemente do objetivo ao usar seu certificado no exterior, a equipe da secretaria da POLI USP PRO está disponível para orientá-lo com os procedimentos para a validação de seus documentos.

Ainda tem alguma dúvida sobre a validação internacional do certificado USP da POLI USP PRO e como oficializá-la? Então deixe seu comentário e aproveite esta oportunidade para começar sua pós-graduação!

Você também pode gostar:

Voltar

Posts relacionados

Por: Letícia Santin
5 de janeiro de 2024

Conheça a importância da pós-graduação no mercado de tr...

O ambiente empresarial apresenta diversos desafios para os profissionais que o integram. Além da concorrência acirrada, é necessário aprofundar-se nos conhe...
Saiba mais
Por: Letícia Santin
22 de dezembro de 2023

Contribuições profissionais e pessoais da pós-graduação...

Em nosso dia a dia, muitas coisas passam despercebidas, assim como os passos dados por alguém em movimento. Ao caminhar, o próximo passo é quase instintivo....
Saiba mais
Por: Acacio Junior
14 de março de 2023

4 dicas para se tornar um empreendedor de sucesso...

De acordo com o Sebrae, ser um empreendedor de sucesso é ter a capacidade de identificar problemas e oportunidades, desenvolver soluções e investir recursos...
Saiba mais