Voltar

5 indicações de livros de professores da POLI USP PRO

Por: Letícia Santin
1 de maio de 2024

O aprendizado ativo, que pode ser realizado por meio da leitura, é uma ótima forma de absorver conhecimento. Por isso, separamos cinco livros de professores da POLI USP PRO para você ler e se aprofundar ainda mais em temas como automação, KPIs, gestão de projetos e outros assuntos relevantes no atual contexto do mercado de trabalho.

Os livros oferecem um conteúdo enriquecedor e abrem as portas para um mundo de conhecimento e reflexão. Se você é um adepto do aprendizado contínuo e busca expandir seus horizontes, esta é a uma oportunidade de explorar uma seleção de obras que podem transformar sua perspectiva e aprimorar suas habilidades. Confira!

Leia mais: Biblioteca digital com mais de 8 mil livros é na POLI USP PRO!

1. Introdução à Automação para Cursos de Engenharia e Gestão

Os autores, Marcelo Schneck de Paula Pessôa, coordenador do MBA em Data Science e Analytics, e Mauro de Mesquita Spinola, conselheiro da Fundações Vanzolini, trazem uma bagagem de experiência e formação acadêmica para este trabalho.

O livro foi concebido como material didático para cursos de automação voltados para engenheiros, oferecendo uma base para compreender os fundamentos e aplicações dos sistemas de automação.

Para não especialistas, incluindo administradores e gestores de projetos e operações, o livro proporciona uma visão abrangente dos sistemas de automação e serve como um guia introdutório para entender os conceitos e práticas nessa área da engenharia e da gestão empresarial.

Leia mais: Networking e aprendizado: um ambiente de aulas único

2. Fundamentos em Gestão de Projetos

Escrito por Marly Monteiro de Carvalho, coordenadora do MBA em Gestão de Projetos, e Roque Rabechini Jr., pós-doutor em Administração, este livro oferece uma abordagem prática e envolvente para desenvolver competências na área.

Uma das características do livro é a sua ênfase nas práticas gerenciais e guias de referência. Os autores exploram as práticas adotadas no Project Management Body of Knowledge (PMBoK), bem como outros guias da área.

Outro aspecto abordado no livro é a relação entre a gestão de projetos e os objetivos organizacionais e estratégicos. Os autores exploram conceitos como modelo de negócio, governança, portfólio e maturidade em gestão de projetos, demonstrando como uma abordagem estratégica pode impulsionar o sucesso dos projetos e contribuir para o crescimento e sustentabilidade das organizações.

Leia mais: Como são as aulas da POLI USP PRO?  

Imagens de uma fileira de livros para ilustrar os livros dos professores da POLI USP PRO.
Livros oferecem um conteúdo enriquecedor e abrem as portas para um mundo de conhecimento e reflexão.

3. Indicadores de Desempenho: dos objetivos à ação — métodos para elaborar KPIs e obter resultados

Com autoria de Andresa S. N. Francischini, coordenadora do curso de graduação em Ciências Econômicas na Universidade Presbiteriana Mackenzie, e Paulino G. Francischini, coordenador do MBA em Engenharia de Produção, o livro combina pesquisa acadêmica com a experiência prática dos autores como professores universitários, consultores de projetos e pesquisadores nas áreas de Economia e Internacionalização de Empresas.

O livro apresenta uma abordagem pragmática para a definição e utilização de indicadores de desempenho. A principal lição transmitida é a importância de estabelecer objetivos claros e alinhados com as necessidades e expectativas dos clientes internos e externos.

Diante disso, o conceito de Key Performance Indicators (KPIs) destaca a necessidade de monitorar um número limitado de indicadores-chave, permitindo que os gestores concentrem seus esforços e recursos nas áreas mais críticas e estratégicas.

4. Capacitação em Negociações Internacionais

O manual é de autoria de Amâncio Jorge Silva Nunes de Oliveira, professor da POLI USP PRO, e Janina Onuki, professora titular do Departamento de Ciência Política e pesquisadora do Centro de Estudos das Negociações Internacionais (Caeni-USP).

O livro é fruto de aprendizado e colaboração com estudantes, instrutores e pesquisadores que participaram dos cursos em Relações Internacionais, especialmente na área de Negociações Internacionais. Muitos dos conceitos e técnicas apresentados neste manual foram desenvolvidos a partir de diálogos e simulações realizadas no Centro de Estudos das Negociações Internacionais da USP.

Por meio de uma combinação de teoria, análise de casos e exemplos práticos, este livro oferece informações sobre princípios, estratégias e táticas de negociação internacional.

Leia mais: 6 fatores que tornam a POLI USP PRO a melhor experiência de aprendizado

5. Qualidade de Vida no Trabalho

Escrito por Ana Cristina Limongi Franca, professora da POLI USP PRO, o livro “Qualidade de Vida no Trabalho – QVT: Conceitos e Práticas nas Empresas da Sociedade Pós-Industrial” busca redefinir os paradigmas na administração de empresas.

Para isso, concentra-se em três vetores conceituais nas questões de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). Estes vetores incluem as escolas de pensamento, os indicadores empresariais BPSO (Biológicos, Psicológicos, Sociais e Organizacionais) e os fatores críticos de gestão.

A obra visa desenvolver uma nova Modelagem Conceitual, com base nas Interfaces da Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) na administração de empresas. Os conceitos apresentados foram elaborados a partir de métodos quantitativos e qualitativos, incluindo análise documental e pesquisa de campo com administradores, alunos e professores da área de Administração, além de uma ampla análise documental.

Além dos livros de professores da POLI USP PRO

Se você deseja mergulhar mais fundo nesses temas e explorar outros tópicos relevantes para sua carreira, a POLI USP PRO oferece MBAs ministrados por professores especialistas em suas áreas. Inscreva-se e dê o próximo passo em sua jornada de aprendizado e desenvolvimento profissional!

Você também pode gostar desses conteúdos:

Voltar

Posts relacionados

Por: Claudio Avancini
15 de maio de 2024

A educação continuada como estratégia profissional ...

A educação continuada é um elemento essencial para se manter relevante no mercado de trabalho que está em constante evolução. Em um cenário onde as deman...
Saiba mais
Por: Claudio Avancini
16 de abril de 2024

TCC na prática: aplicando o Trabalho de Conclusão de Curso...

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma etapa fundamental na formação acadêmica. Ele ajuda o estudante a desenvolver habilidades e conhecimentos, na p...
Saiba mais
Por: Letícia Santin
8 de março de 2024

Transformação digital: o novo gestor na vanguarda da inova...

Na era da transformação digital, onde a tecnologia molda novos paradigmas e redefine as estratégias de negócios, surge um desafio para os gestores: adaptar-...
Saiba mais