Voltar

9 soft skills para você começar a desenvolver hoje

Por: Letícia Santin
14 de abril de 2023

Já parou para pensar o que o futuro demanda de você, como profissional? Refletir sobre habilidades procuradas no mercado de trabalho é uma ótima forma de buscar o desenvolvimento da sua carreira. No âmbito da atualização profissional, algumas competências que se tornaram frequentes faladas em palestras e no setor de RH são as soft skills, ou seja, habilidades comportamentais. Conheça algumas soft sills para você começar a desenvolver!

Para entender mais sobre essas competências, que são subjetivas, conversamos com o professor Ricardo Buonanni, da POLI USP PRO. O docente é jornalista e administrador com especialização em Recursos Humanos. Confira suas considerações sobre as principais soft skills para desenvolver!

Leia mais: Professores da POLI USP PRO dão dicas de leitura para te ajudar!

Conheça as soft skills para você começar a desenvolver

As empresas buscam cada vez mais por profissionais que possuam habilidades além das técnicas. Essas habilidades são essenciais para o sucesso em qualquer área, pois são responsáveis por definir a forma como o profissional se relaciona com seus colegas de trabalho, clientes e gestores, e como ele lida com situações adversas.

Imagem que ilustra a diferença entre soft e hard skills, com a indicação de que as hard skills se relacionam à técnica e as soft skills à subjetividade.
As hard skills são técnicas necessárias para realizar uma tarefa específica, enquanto as soft skills são as habilidades sociais que ajudam a construir relacionamentos, trabalhar em equipe e se adaptar a diferentes situações

Entenda mais sobre as principais soft skills para você começar a desenvolver de acordo com o Fórum Econômico Mundial, com explicações de Buonanni.

  • Resolução de problemas complexos: necessidade de realizar uma abordagem sistêmica da realidade e olhar o todo para compreender onde e quando é necessário intervir, com a consciência de que uma pequena intervenção pode afetar todo o sistema.
  • Pensamento crítico: exige olhar para a realidade pelos olhos do outro e ter referenciais para tomar decisões adequadas. “Ao fazer isso, podemos nos surpreender com respostas inovadora que nos façam avançar”, comenta o professor.
  • Criatividade: olhar para situações e problemas com novos olhos, ou percepções.
  • Liderança: ao contrário de gerenciar e ter subordinados, o líder deve conquistar o compromisso do seu time, assim, poderá perceber melhor qualidade no desempenho dos profissionais que lidera.
  • Trabalho em equipe: saber ouvir o outro para procurar soluções adequadas, além de fazer concessões quando necessário.
  • Inteligência emocional: administrar sua emoção para não se deixar levar por ela, mas saber utilizá-la no momento certo para que o quer transmitir seja percebido com impacto. É, também, ter empatia.
  • Tomada de decisão: fazer bons diagnósticos e ter critérios que guiem escolhas e decisões. Ter critérios adequados é importante para questões como a gestão de tempo e orientação dos profissionais que fazem parte da equipe.
  • Orientação a serviços: entender que todas os profissionais são prestadores de serviços, desde o líder, que presta serviços para a equipe, que também trabalha na produção de um produto para atender a uma comunidade.
  • Negociação: priorizar soluções que atendam ambas as partes, ao invés de encarar a situação como uma disputa, que o objetivo é submeter a outra.
  • Flexibilidade cognitiva: ter facilidade em adquirir conhecimentos advindos de diferentes ferramentas, como assistir a um filme e levar informações úteis para o trabalho ou vida pessoal.

Leia mais: A hora é agora! Comece sua pós-graduação na POLI USP PRO!

POLI USP PRO: o lugar para você aprender a desenvolver suas habilidades

Ao desenvolver essas habilidades, os profissionais se tornam mais completos e preparados para enfrentar os desafios do mercado de trabalho. As soft skills são um diferencial competitivo para quem deseja se destacar e crescer profissionalmente. Por isso, é importante investir no desenvolvimento dessas habilidades ao longo da carreira.

A POLI USP PRO te auxilia nesse processo de desenvolvimento de habilidades além das técnicas, para que você tenha conhecimentos necessários para lidar com diferentes situações na sua vida profissional e carreira, com base nas soft skills. Inscreva-se para fazer parte dessa comunidade!

Você também pode gostar desses conteúdos:

Voltar

Posts relacionados

Por: Acacio Junior
22 de março de 2023

Tudo o que você precisa saber para começar um empreendimen...

Estamos em 2023, e uma coisa que os últimos anos nos mostraram é que cada vez mais pessoas almejam começar um empreendimento. A grande questão, e que muitas...
Saiba mais
Por: Alex de Almeida
8 de fevereiro de 2023

Sistema logístico estadual: alerta do Crea-SP sobre eminent...

Todos nós sabemos o quanto a logística é importante para as cidades e como essa atividade pode impactar na qualidade de vida das pessoas. Entender como funci...
Saiba mais