Voltar

3 habilidades comportamentais que você precisa conhecer

Por: Alex de Almeida
25 de janeiro de 2023

A necessidade de atualização profissional para adequação às demandas recentes do mercado já é uma realidade em muitas empresas nos diversos setores da economia. Isso tem levado gestores à busca constante por conhecimento e aprimoramento de habilidades comportamentais e técnicas, com o objetivo de melhorar as entregas e potencializar os resultados nas organizações.

O fato é que se atualizar profissionalmente nem sempre é uma tarefa fácil, exigindo muitas vezes que o profissional vá além da busca pelo conhecimento técnico da profissão, devendo também conhecer e aprimorar diversas habilidades comportamentais fundamentais para gestão de pessoas, afinal, uma empresa/organização é feita de pessoas.

E se você está em busca de um curso de pós-graduação que atenda bem a essa necessidade, a sugestão é que você conheça os cursos de MBA e Especialização da POLI USP PRO. Fazer uma pós-graduação na POLI USP PRO e obter uma Certificação USP te ajudará a ir mais longe na carreira profissional.

Habilidades comportamentais fundamentais

Na primeira matéria dessa série (Habilidades Comportamentais: conheça as principais soft skills!) foram apresentadas 3 habilidades comportamentais fundamentais que um gestor precisa conhecer, baseadas na publicação recente do Fórum Econômico de Davos (World Economic Forum) que destaca as 10 Habilidades fundamentais para o futuro.

Nesta segunda matéria, serão apresentadas em sequência mais 3 habilidades comportamentais importantes, sendo essas:

  1. Resolução de problemas complexos
  2. Pensamento crítico
  3. Criatividade
  4. Liderança e gestão de pessoas
  5. Trabalho em equipe
  6. Inteligência emocional
  7. Julgamento e tomada de decisões
  8. Orientação a serviços
  9. Negociação
  10. Flexibilidade cognitiva

Ricardo Buonanni, professor dos cursos de Especialização e MBA da POLI USP PRO, destaca que essas habilidades comportamentais são consideradas soft skills essenciais para profissionais que ocupam cargo de liderança.

4. Liderança e gestão de pessoas

Essa é uma das habilidades comportamentais mais importantes que um líder precisa ter. Geralmente, são os profissionais que já possuem competências gerenciais que procuram trabalhar mais os conceitos de liderança e gestão de pessoas.

De acordo com Buonanni, ser um líder é diferente de saber gerenciar, pois quem gerencia tem subordinados, e subordinados apenas obedecem porque sabem que se não obedecerem serão responsabilizados.

Ser um líder é ter seguidores e não subordinados, e isso faz toda a diferença em uma equipe de trabalho. Os seguidores normalmente são comprometidos com a visão e com a proposta do líder, e quando existe esse tipo de compromisso no ambiente de trabalho o desempenho das atividades sempre supera as expectativas, segundo o professor.

5. Trabalho em equipe

Essa é uma habilidade comportamental fundamental para o sucesso de uma atividade, pois as organizações são feitas de pessoas e são elas que garantem a sua existência e seu crescimento. Muitas vezes o trabalho em equipe pode até elevar o desempenho individual e potencializar os resultados da organização.

Um líder precisa conhecer muito bem os membros de sua equipe e saber extrair deles o melhor que cada um tem a oferecer no trabalho. É importante saber lidar com as diferenças, ter empatia e, principalmente, promover uma boa comunicação.

Um dos pilares fundamentais do conceito de trabalho em equipe é a comunicação. Se não houver uma boa comunicação dificilmente será possível transformar a competitividade interna em cooperação mútua entre os membros de uma equipe de trabalho.

6. Inteligência emocional

Inteligência emocional significa, basicamente, saber administrar suas emoções para que elas não interfiram negativamente em suas decisões profissionais. Um líder que possui essa habilidade comportamental sabe utilizar o aspecto emocional no momento certo para transmitir sua mensagem com muito mais impacto.

Bons gestores possuem muita inteligência emocional, sabem ouvir, são bastante empáticos e controlam as suas emoções. Aprimorar essa habilidade é fundamental para um líder que precisa tomar decisões mais assertivas no exercício da sua profissão.

Gostou do conteúdo? Esse é o segundo texto da nossa série de matérias que irão abordar as habilidades comportamentais essenciais para profissionais que ocupam cargo de liderança.

Você também pode gostar:

Voltar

Posts relacionados

Por: Letícia Santin
5 de janeiro de 2024

Conheça a importância da pós-graduação no mercado de tr...

O ambiente empresarial apresenta diversos desafios para os profissionais que o integram. Além da concorrência acirrada, é necessário aprofundar-se nos conhe...
Saiba mais
Por: Letícia Santin
22 de dezembro de 2023

Contribuições profissionais e pessoais da pós-graduação...

Em nosso dia a dia, muitas coisas passam despercebidas, assim como os passos dados por alguém em movimento. Ao caminhar, o próximo passo é quase instintivo....
Saiba mais
Por: Acacio Junior
14 de março de 2023

4 dicas para se tornar um empreendedor de sucesso...

De acordo com o Sebrae, ser um empreendedor de sucesso é ter a capacidade de identificar problemas e oportunidades, desenvolver soluções e investir recursos...
Saiba mais