Voltar

Entenda como se tornar um líder coach na sua equipe

Por: Alex de Almeida
5 de outubro de 2022

Em um mundo onde a informação e o conhecimento estão cada vez mais dinâmicos, é comum observar nas organizações algumas mudanças no padrão de liderança das equipes. O surgimento de um novo formato de interação entre líder e liderado deu origem a um termo que está em alta no mundo corporativo, o líder coach.

A incorporação de novas tecnologias no setor produtivo vem ocasionando uma série de mudanças nos processos e na gestão de pessoas nas organizações. O antigo formato de liderança, onde o líder tem a resposta para tudo e é ele quem dá as ordens, já não é mais tão adequado às novas formas de relacionamento em equipes de trabalho.

Alguns estudos já mostram que a liderança coaching pode trazer melhores resultados para as empresas, em comparação com uma liderança mais centralizadora.

Dessa forma, flexibilidade, perfil motivacional e capacidade de se adaptar às mudanças são consideradas características intrínsecas do líder coach, que está sempre em busca de novos conhecimentos e atualização profissional. Quer saber mais? Confira abaixo nesta matéria!

Mas antes, se você deseja se atualizar e está em busca de reconhecimento profissional, saiba que chegou o momento de começar sua pós-graduação na POLI USP PRO. A excelência em ensino do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP agora está com aulas online e ao vivo. Aproveite essa oportunidade!

O que é um líder coach?

A palavra “coach”, que, traduzido, significa treinador, é comumente associada ao esporte, onde o treinador é responsável por treinar sua equipe para o desenvolvimento de habilidades específicas. Da mesma forma, o líder Coach possui um papel fundamental no desenvolvimento dos colaboradores em sua equipe de trabalho.

Mas, o que é um líder coach? Qual sua importância para uma organização? Para responder a essas perguntas, conversamos com Gerson Kiste, professor da POLI USP PRO e especialista no assunto.

Kiste comenta que “coaching é um processo que visa o desenvolvimento de competências individuais (conhecimentos, habilidades e atitudes) e tem como propósito a aceleração de resultados para conquistas de metas em curto, médio e longo prazo.”

Líder coach é um profissional que tem “uma proposta (ou filosofia) de liderança, que parte do pressuposto de que a aquisição de competências é um processo que se desenvolve de forma contínua”, explica o professor.

Pessoas em uma sala, levantando a mão para responderem a uma pergunta feita pelo líder coach da equipe
O líder coach é aquele que sabe fazer as perguntas certas para sua equipe!

A liderança coaching

Como já mencionado, um líder que se propõe a responder todas as perguntas e tomar todas as decisões de maneira centralizada acaba sendo ineficiente na liderança de uma equipe de trabalho, impactando nos resultados da organização.

“A responsabilidade do líder coach (treinador) passa pela tarefa de proporcionar uma aprendizagem constante. É um processo que tem como objetivo fomentar no colaborador o conhecimento de si próprio e ajudar a criar neste o desejo de melhorar ao longo do tempo”, comenta o professor.

Kiste explica que, “de maneira prática, o líder coach auxilia os integrantes de sua equipe a reconhecer as competências que possuem, se necessitam aprimorá-las, e a identificar quais novas competências devem ser adquiridas.”

Como se tornar um líder coach

O professor Kiste descreve 4 características fundamentais presentes em um líder coach, adquiridas normalmente por meio de treinamentos específicos voltados ao desenvolvimento desse tipo de liderança. De modo geral, um líder coach precisa:

  • Ter um alto nível de empatia e inteligência emocional, para saber gerir relacionamentos.
  • Entender a comunicação como um processo de mão dupla, praticando o feedback constante junto aos seus liderados.
  • Praticar uma comunicação assertiva.
  • Reconhecer e saber gerir os conflitos no ambiente de trabalho.

O líder coach também precisa saber lidar com incertezas e ser um bom questionador ao invés de buscar respostas para todas as questões. Essa postura estimula o aprendizado dos seus liderados, pois os desafia a buscar uma solução para os problemas por meio do conhecimento.

Um líder coach deve saber o que motiva o liderado e o que impede seu crescimento, para que este seja desafiado continuamente a aprender novos conceitos e desenvolver novas habilidades.

Para se tornar um líder, é necessário que o profissional entregue bons resultados para a empresa, mas, para se tornar um líder coach é preciso ir muito além! É preciso que ele treine seus liderados para que eles possam dar resultados tão bons quanto os seus.

Um líder coach pesquisando um curso de pós-graduação em seu tablet
Para ser um líder coach é preciso investir no aprendizado contínuo.

A importância do líder coach

O professor Kiste destaca que, “o sucesso de um negócio é muito dependente do nível de competência das pessoas que o desenvolvem. O líder necessita que sua equipe seja formada por pessoas que tenham as competências necessárias para o eficaz desenvolvimento de suas tarefas.”

“A aquisição e o desenvolvimento de competências é um processo contínuo, principalmente em função das demandas de mercado, cabendo ao líder coach, pelas suas ações, incentivar os seus colaboradores a reconhecer e adquirir as competências demandadas”, explica o professor.

Se tornar um líder coach não é uma tarefa fácil, é preciso estudar e treinar muito para adquirir um alto nível de empatia e inteligência emocional, bem como habilidades na comunicação e na gestão de conflitos no ambiente de trabalho.

Nesse sentido, a busca pelo conhecimento é fundamental para a carreira de um gestor que deseja desenvolver essa liderança. Se você quer se tornar um líder coach, a principal recomendação é: não pare de aprender! O conceito de Lifelong Learning, em tradução livre, “aprendizado ao longo da vida”, está cada vez mais presente nas organizações.

Seja você também um líder coach na sua equipe. Conheça os cursos de pós-graduação Lato sensu a distância da POLI USP PRO. Estude com professores da Universidade de São Paulo e obtenha a tão sonhada certificação USP.

Você também poderá gostar de ler:

Voltar

Posts relacionados

Por: Letícia Santin
5 de janeiro de 2024

Conheça a importância da pós-graduação no mercado de tr...

O ambiente empresarial apresenta diversos desafios para os profissionais que o integram. Além da concorrência acirrada, é necessário aprofundar-se nos conhe...
Saiba mais
Por: Letícia Santin
22 de dezembro de 2023

Contribuições profissionais e pessoais da pós-graduação...

Em nosso dia a dia, muitas coisas passam despercebidas, assim como os passos dados por alguém em movimento. Ao caminhar, o próximo passo é quase instintivo....
Saiba mais
Por: Acacio Junior
14 de março de 2023

4 dicas para se tornar um empreendedor de sucesso...

De acordo com o Sebrae, ser um empreendedor de sucesso é ter a capacidade de identificar problemas e oportunidades, desenvolver soluções e investir recursos...
Saiba mais