Voltar

Mulheres na Engenharia: conheça a carreira da professora Marly Monteiro de Carvalho

Por: Letícia Santin
8 de março de 2024

A professora da POLI USP PRO Marly Monteiro de Carvalho é referência internacional em sua área de pesquisa. Sua trajetória é um exemplo para qualquer profissional, mas principalmente para as mulheres na Engenharia.  

Neste artigo, você conhecerá um pouco mais sobre a carreira da professora.

Leia mais: Engenharia de produção: é assim tão diferente das demais engenharias?

Mulheres na Engenharia: referência internacional

Marly Monteiro de Carvalho é professora titular da Escola Politécnica da USP (Poli-USP) e atua na graduação e pós-graduação do Departamento de Engenharia de Produção. Ela também coordena o MBA em Gestão de Projetos da POLI USP PRO.

A professora é a única brasileira no ranking mundial de pesquisadores em Gestão de Negócios, cuja primeira edição, divulgada pelo Research.com em 2022, envolveu mais de 5 mil cientistas e considerou o impacto das produções científicas.

Como divulgado pela Fundação Vanzolini, o levantamento é feito por meio de análises de ferramentas como Google Scholar e Microsoft Academic Graph, entre outras. O foco da pesquisa está nas contribuições feitas dentro das disciplinas Gestão e Negócios, além dos prêmios e realizações dos cientistas.

Leia mais: Big Data e Engenharia: é possível essa conexão?

Uma carreira de conquistas e inspiração

Com uma grande lista de realizações, a professora é uma líder em sua área. Além de formar mais de 36 pesquisadores e publicar dezenas de livros e centenas de artigos acadêmicos, ela ocupa posição de destaque na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

Ela coordena o Laboratório LGP/USP, o grupo de pesquisa Qualidade e Engenharia de Produto do CNPq e um laboratório dedicado à sustentabilidade e economia circular.

No ano passado, Marly tomou posse na Academia Nacional de Engenharia (ANE), quando a instituição elegeu sete novos acadêmicos para o grupo de Membros Titulares. Atualmente, ela ocupa a cadeira 173.

Leia mais: Sustentabilidade e Economia Circular: promoção de um futuro responsável

Contribuições para a área

As contribuições mais recentes da professora são focadas em modelos de negócios para mudança, com projetos que abordam questões como Economia Circular e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU. Seus trabalhos são publicados em revistas de renome internacional e sua influência se estende para além das fronteiras, colaborando com pesquisadores e instituições em todo o mundo.

Nas áreas de gestão de projetos e administração organizacional, ela publicou diversos livros, como os títulos abaixo:

  • Fundamentos em Gestão de Projetos – Construindo Competências para Gerenciar Projetos
  • Gerenciamento De Projetos Na Prática: Casos Brasileiros
  • Construindo Competências Para Gerenciar Projetos
  • Inovação. Estratégias e Comunidades De Conhecimento

Expandindo os horizontes

A trajetória da professora Marly Monteiro de Carvalho é um exemplo do potencial das mulheres na engenharia e uma inspiração para aqueles que desejam seguir seus passos. Na POLI USP PRO, você encontrará oportunidades únicas para aprimorar seus conhecimentos e seguir uma carreira de sucesso. Junte-se a nós e faça parte dessa jornada de descoberta e realização!

Você também pode gostar desses conteúdos:

Voltar

Posts relacionados

Por: Letícia Santin
14 de junho de 2024

Os alunos da POLI USP PRO são mais que profissionais multif...

A competitividade do mercado de trabalho exige profissionais multifacetados e cada vez mais preparados para lidar com as demandas do setor, interpretar dados e...
Saiba mais
Por: Claudio Avancini
15 de maio de 2024

A educação continuada como estratégia profissional ...

A educação continuada é um elemento essencial para se manter relevante no mercado de trabalho que está em constante evolução. Em um cenário onde as deman...
Saiba mais
Por: Letícia Santin
1 de maio de 2024

5 indicações de livros de professores da POLI USP PRO...

O aprendizado ativo, que pode ser realizado por meio da leitura, é uma ótima forma de absorver conhecimento. Por isso, separamos cinco livros de professores d...
Saiba mais