Voltar

Engenharia de produção: é assim tão diferente das demais engenharias?

Por: Acacio Junior
8 de dezembro de 2023

Se essa é uma pergunta que você já se fez (ou faz), saiba que a resposta é sim! A engenharia de produção é uma área completamente diferente das demais engenharias e ela pode ser sua área de atuação a partir de agora.

Esta matéria esclarece de uma vez por todas como a engenharia de produção se destaca em meio às demais engenharias e áreas do conhecimento. Confira!

Leia mais: 6 fatores que tornam a POLI USP PRO a melhor experiência de aprendizado

Amplitude da área

Antes de qualquer outra coisa, é fundamental entender a amplitude da engenharia de produção. Essa área do conhecimento é responsável por garantir a qualidade na produção de produtos e serviços, para que atendam às necessidades dos clientes e dos interessados de forma eficaz e assertiva em diferentes setores do mercado.

Embora seja fundamental às empresas e negócios, a engenharia de produção é uma área comparativamente nova: surgiu apenas no início do século XX. A área de conhecimento e a profissão do engenheiro de produção nasceram da busca das empresas por melhorias nos processos de produção, que se tornavam cada vez mais complexos.

Embora diferenciada, a engenharia de produção compartilha semelhanças com as demais subáreas do conhecimento da grande área da engenharia. Afinal, todas são áreas que se baseiam em princípios científicos e tecnológicos para resolução de problemas e exigem habilidades analíticas, de resolução de problemas e de comunicação específicas dos seus profissionais.

Abaixo, você entenderá algumas das diferenças e semelhanças citadas acima.

Abrangência

A engenharia de produção é uma área do conhecimento mais abrangente que as demais áreas da engenharia, conectando-se tanto aos aspectos técnicos quanto aos administrativos e econômicos do sistema de produção. As demais áreas da engenharia são especializadas em aspectos específicos do sistema de produção. Por exemplo, a engenharia mecânica se concentra no design e na fabricação de máquinas e equipamentos, enquanto a engenharia elétrica tem foco na criação e operação de sistemas elétricos, e assim por diante.

Essa abrangência da engenharia de produção a torna uma área de conhecimento muito versátil. Os engenheiros de produção podem atuar em uma ampla gama de indústrias, desde manufatura até serviços, com a possibilidade de se desenvolverem em inúmeras áreas.

Foco

A engenharia de produção difere das demais áreas do conhecimento quando se concentra no aumento da eficiência e da eficácia dos sistemas de produção, tendo como objetivos principais a redução de custos, a melhoria da qualidade dos processos e o aumento da produtividade. Esse foco torna a engenharia de produção uma área muito relevante e lucrativa para empresas que, em um mercado cada vez mais competitivo, precisam encontrar formas de se destacarem das demais concorrentes.

Atuação

Se a área é ampla, consequentemente, as possibilidades de atuação dos profissionais são igualmente extensas. Atualmente, as posições mais encontradas no mercado de trabalho estão inseridas nos setores de manufatura, logística, serviços e tecnologias. Profissionais destas áreas são responsáveis pelo controle de qualidade dos produtos, pela otimização da operação e dos sistemas de distribuição – de forma a tornar a entrega do produto mais ágil e menos custosa – e pela utilização de recursos tecnológicos para potencializar os fluxos de produção.

Como visto, a engenharia de produção é uma área do conhecimento diferente das demais engenharias em vários aspectos, como abrangência, foco e atuação. Simultaneamente, ela compartilha algumas semelhanças. Essa combinação é o que torna a engenharia de produção tão especial e abre portas para muitas oportunidades para os profissionais da área. Inscreva-se!

Você também pode gostar desses conteúdos:

Voltar

Posts relacionados

Por: Alex de Almeida
11 de janeiro de 2023

Tecnologia blockchain no setor produtivo...

Se você nunca ouviu falar na tecnologia blockchain e não sabe como ela pode impactar na sua atuação profissional, talvez seja a hora de buscar conhecimento...
Saiba mais
Por: Alex de Almeida
2 de novembro de 2022

Ferramenta QFD:  aprenda e aplique na sua empresa...

Proporcionar uma boa experiência para os clientes tem sido a principal estratégia das empresas em um mercado cada vez mais competitivo, principalmente no seto...
Saiba mais
Por: Alex de Almeida
27 de julho de 2022

Conheça o MBA em Engenharia de Produção da POLI USP PRO!...

O setor produtivo está cada vez mais dinâmico e competitivo, com empresas buscando a inovação para melhoria dos seus processos. O surgimento de novas tecnol...
Saiba mais