Voltar

TCC na prática: aplicando o Trabalho de Conclusão de Curso na sua trajetória profissional

Por: Claudio Avancini
16 de abril de 2024

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma etapa fundamental na formação acadêmica. Ele ajuda o estudante a desenvolver habilidades e conhecimentos, na prática, que serão úteis ao longo de sua trajetória profissional. Tudo isso sob a orientação de um professor, que compartilha experiências e dá apoio ao aluno durante todo o processo de elaboração do trabalho. 

Os TCCs produzidos nos cursos da POLI USP PRO abordam temas atuais, apresentam novos insights e promovem a propagação do conhecimento. A fim de inspirar outros estudantes que também estão nesta etapa do curso, pedimos para dois ex-alunos compartilharem como foi o processo de elaboração dos seus trabalhos e a importância do TCC na trajetória profissional de cada um.  

Leia mais: Mulheres na Engenharia: conheça a carreira da professora Marly Monteiro de Carvalho 

Da teoria à prática, do individual ao coletivo. 

Raphael Sepulveda Barino, ex-aluno da Especialização em Logística Empresarial, e Bruno Mendes, ex-aluno da Especialização em Qualidade e Produtividade, concordam que o TCC é uma ótima oportunidade para mergulhar em um tema de interesse dentro da área de estudo.  

“A experiência prática dos professores é algo que, desde o início, te faz pensar em diversas opções de áreas para desenvolver o TCC. Nesse contexto, pude escolher um tema relevante e totalmente aplicável, aliando essas experiências com algo da minha realidade”, comenta Bruno. 

Para Raphael, o TCC vai muito além de uma avaliação individual para a conclusão do curso. “A apresentação do trabalho impacta a área de estudo escolhida, gerando conhecimento e proporcionando benefícios para a comunidade científica e para a sociedade em geral”, afirma.   

A forma como a POLI USP PRO organiza a realização dos TCCs também foi um destaque para os dois profissionais. “Com plataforma própria e cronogramas bem definidos, as atividades são feitas de forma fluida”, comenta Bruno.  

“O desenvolvimento do TCC foi feito de maneira clara e descomplicada, com reuniões periódicas junto ao orientador e liberdade de desenvolvimento”, ressalta Raphael.  

Leia mais: TCC da pós-graduação: uma possibilidade de promoção profissional 

A escolha certa para quem busca se aprimorar. 

Os cursos da POLI USP PRO oferecem suporte e acompanhamento aos alunos durante toda a jornada. Desde o processo de seleção até a conclusão, todos têm acesso à orientação acadêmica, apoio técnico e recursos adicionais. 

Segundo Raphael, “o curso proporcionou uma experiência de aprendizado enriquecedora e valiosa. O corpo docente, composto por profissionais altamente qualificados e experientes, transmitiu de forma assertiva e eficaz os conceitos da área de logística, atualizando os alunos com as melhores práticas e ferramentas do mercado e da academia”.  

O ex-aluno ainda pontuou que as aulas ao vivo promoveram a interação em tempo real entre docentes, alunos e mediadores, criando um ambiente de aprendizado dinâmico, engajador e motivador. Bruno também lembra da importância do time de padrinhos e madrinhas do curso: “eles são fundamentais para essa trajetória e o suporte prestado é muito valioso em todos os estágios”.  

Se você também está pensando em aprimorar seus conhecimentos e acelerar seu crescimento profissional, aproveite que os cursos da POLI USP PRO estão com inscrições abertas para a próxima turma. Garanta sua vaga e veja na prática o que o Raphael e o Bruno relataram.   

Você também pode gostar desses conteúdos: 

Voltar

Posts relacionados

TCC da pós-graduação: uma possibilidade de promoção profissional
TCC
Por: Caio Roberto
8 de julho de 2022

TCC da pós-graduação: uma possibilidade de promoção pro...

Todo mundo sabe que uma pós-graduação é uma enorme contribuição no currículo de qualquer profissional, mas os benefícios podem ser muito maiores do que...
Saiba mais