Voltar

Carreira em Gestão de Projetos: conselhos de um aluno POLI USP PRO

Por: Letícia Santin
2 de fevereiro de 2024

Na busca pelo aprimoramento profissional, muitos se deparam com desafios e dúvidas ao entrar em uma carreira em gestão de projetos. Este campo dinâmico e multifacetado exige uma combinação de habilidades técnicas e gerenciais. Por isso, desafia constantemente os profissionais a se reinventarem e evoluírem.

Neste artigo, vamos entender a área de acordo com os conselhos de Lucas Lauria, engenheiro formado em Controle e Automação e aluno do MBA em Gestão de Projetos da POLI USP PRO, que traz sua experiência na área de gerenciamento de projetos.

Leia mais: 4 razões para iniciar uma pós-graduação em 2024

Base técnica para uma carreira em gestão de projetos

Lucas Lauria, que iniciou sua trajetória no laboratório de motores e veículos durante a faculdade, destaca a importância de uma base técnica. Ao estagiar em uma startup e posteriormente ingressar na Cacau Show como Analista de Projetos Industriais, ele percebeu a necessidade de aprimorar seus conhecimentos em gestão de projetos.

“Minha experiência técnica era robusta, mas para avançar na carreira, precisei adicionar uma camada de expertise em gestão”, comentou.

Leia mais: Conheça a importância da pós-graduação no mercado de trabalho

Imagem ilustrativa de uma reunião com pessoas sentadas em volta de uma mesa de mandeira que trazem diferentes informações em gráficos, seja em computador ou papeis impressos, para simbolizar a carreira em gestão de projetos.
A carreira em gestão de projetos exige uma combinação de habilidades técnicas e gerenciais por ser um campo dinâmico e multifacetado.

Adaptação ao ambiente empresarial

Um dos maiores desafios na gestão de projetos, segundo Lucas, é a adaptação dos métodos às particularidades de cada empresa. A cultura organizacional, seja ela imediatista, burocrática ou centralizada em decisões individuais, demanda uma abordagem flexível.

“É como ‘injetar’ a gestão de projetos na essência da empresa, moldando as práticas para harmonizar com sua cultura,” disse.

Leia mais: Contribuições profissionais e pessoais da pós-graduação

Conselhos de um aluno da POLI USP PRO

Nesta área, é importante ter diversas experiências que permitam lidar com as diferentes situações. “Exponha-se a projetos de diversas naturezas. Quanto mais casos vivenciados, maior será sua confiança e facilidade na execução futura. Estude e aprenda com quem já enfrentou desafios semelhantes”, aconselha Lucas.

Ele destaca a importância de priorizar as pessoas, seja na equipe de gestão, em outras áreas da empresa ou entre seus fornecedores. “O engajamento e o melhor desempenho surgem quando as pessoas estão bem fisicamente e psicologicamente”, afirma Lucas..

Ao refletir sobre sua trajetória e os desafios superados na gestão de projetos, ele enxerga na pós-graduação oferecida pela POLI USP PRO uma oportunidade para aprimorar suas habilidades e se destacar no campo profissional. A expertise da POLI USP PRO em cursos online ao vivo, ministrados por renomados professores, é valiosa para quem busca se destacar na gestão de projetos.

POLI USP PRO

Está pronto para trilhar o caminho do sucesso na gestão de projetos? Inscreva-se agora na POLI USP PRO e transforme sua carreira com conhecimento de qualidade e experiências práticas. Aproveite a oportunidade de alcançar novos patamares na sua jornada profissional!

Você também pode gostar desses conteúdos:

Voltar

Posts relacionados

Por: Alex de Almeida
19 de outubro de 2022

Entenda a importância da comunicação em projetos...

Não é segredo para ninguém que a comunicação é algo extremamente importante dentro de uma organização, devendo ser clara, objetiva e sem distorções. D...
Saiba mais
Por: Caio Roberto
3 de agosto de 2022

ART: O documento que traz segurança legal ao seu projeto...

Em obras de grande porte, um dos principais problemas enfrentados pelos gestores é a dificuldade em confiar nos profissionais contratados para executar os proj...
Saiba mais
Por: Caio Roberto
12 de julho de 2022

Projetificação da sociedade é destaque em aula inaugural...

Quer aprender com os melhores profissionais de Gestão de Projetos e ter aulas direto da sua casa? Conheça o curso de Especialização em Gestão de Projetos (...
Saiba mais