Voltar

O Profissional 4.0 na administração industrial

Por: Alex de Almeida
21 de setembro de 2022

Como vimos anteriormente, a Indústria 4.0 consiste na automação tanto de processos industriais quanto de funções e relações de interação na cadeia produtiva. Inevitavelmente, essas alterações causam impacto no mercado de trabalho e criam uma necessidade de adaptação do profissional às novas condições, criando assim o profissional 4.0.

Esse novo termo, que tem sido utilizado para definir o profissional que está devidamente adaptado a realidade da Indústria 4.0, consiste no profissional que entende os conceitos e possui as competências exigidas para atuar nesse cenário mais atual da indústria.

O perfil do profissional 4.0 atende exclusivamente as necessidades e o modus operandi delimitados pelo conceito da Nova Revolução Industrial. Em outras palavras, é um profissional qualificado e capacitado para atuar nesse cenário. E se você precisa de uma qualificação para se tornar esse profissional, saiba que o Curso de Especialização em Administração Industrial (CEAI) da POLI USP PRO está com as inscrições abertas!

Leia também: Entenda o papel da Indústria 4.0 na administração industrial

Desafios do profissional 4.0

Para entendermos melhor as competências que o profissional 4.0 precisa ter e como ele pode se manter atualizado no mercado, conversamos com Jorge Luiz de Biazzi, professor da POLI USP PRO e membro do corpo docente da Universidade de São Paulo.

Segundo Biazzi, “o profissional precisa conhecer muito bem quais são as principais tecnologias que estão impactando o setor, sendo que, a atualização deste conhecimento tem que ser constante, por meio da leitura de textos que apresentem aplicações reais e por meio de contatos com fornecedores de soluções para as empresas. É necessário que o profissional vá além das leituras de textos de pesquisa básica.”

Sabemos também que conhecimento de qualidade não se encontra em qualquer lugar e isso, muitas vezes, acaba sendo mais um desafio para que o profissional 4.0 se mantenha em constante desenvolvimento e aprendizado, a fim de acompanhar as mudanças do mercado e do mundo em geral.

Profissional 4.0, com uma prancheta na mão, estudando para entender a indústria 4.0.
Seja um profissional 4.0 e conquiste uma carreira de sucesso.

Profissional 4.0 na indústria 4.0

Descrever quais ferramentas tecnológicas um profissional precisa conhecer para se tornar um profissional 4.0 não é uma tarefa fácil, talvez nem seja adequado, pelo fato de depender da demanda específica de soluções tecnológicas que cada negócio possa ter.

Biazzi enfatiza que “conhecer é necessário, mas a questão a ser respondida em cada empresa é se a tecnologia deve ou não ser aplicada.” Para isso, o professor explica que as habilidades necessárias são as mesmas de sempre: 

  • Descrever e analisar processos produtivos;
  • Medir desempenho dos processos;
  • Entender os conceitos e as técnicas de planejamento, programação e controle da produção, de organização do trabalho e organização do sistema produtivo;
  • Gerar e comparar (em bases físicas e econômicas) alternativas de soluções para cada problema.

Essas são apenas algumas habilidades, entre tantas outras, que o profissional 4.0 deve aperfeiçoar continuamente, buscando a integração de conceitos com a utilização de ferramentas tecnológicas.

De maneira geral, o profissional 4.0 deve possuir habilidades técnicas (hard skills) e comportamentais (soft skills), sendo que, é essa integração de conhecimento que faz desse profissional alguém preparado para atuar em um cenário industrial em constante mudança. É importante também saber o que está acontecendo, saber mais sobre assuntos atuais e ter noção das principais inovações do setor.

Aprendizado contínuo

É importante nunca parar de aprender! Essa é uma das principais características do profissional 4.0 e vai de encontro com a necessidade de se ter uma indústria cada vez mais tecnológica e automatizada.

A indústria está sempre em transformação e podemos observar de maneira constante o surgimento de novas formas de se fazer as coisas, com mais eficiência e maior produtividade. Nesse sentido, a qualificação acaba sendo uma boa opção para o profissional que quer acompanhar essas mudanças.

Se você quer se destacar no mercado de trabalho, não deixe sua qualificação profissional para depois. A POLI USP PRO oferece um ensino de qualidade, 100% online e com Certificação USP. Clique aqui para se inscrever no curso de CEAI e se tornar um profissional 4.0.

Você também poderá gostar de ler:

Voltar

Posts relacionados

Por: Alex de Almeida
24 de agosto de 2022

Entenda o papel da Indústria 4.0 na administração industr...

Com os avanços recentes da digitalização, diversas novas tecnologias têm sido desenvolvidas, principalmente no setor de indústria e serviços, dando contin...
Saiba mais
Por: Caio Roberto
12 de julho de 2022

Autoconhecimento e sugestões dos alunos marcam aula inaugur...

Quer conhecer profissionais de todo o país e aprender com os melhores professores do mercado direto da sua casa? Então conheça o curso de Especialização em...
Saiba mais
Por: Caio Roberto
8 de julho de 2022

Conheça a Especialização em Administração Industrial da...

Apesar de importante, o conhecimento técnico só consegue te levar até um certo ponto em sua carreira. Em algum momento será preciso tomar as rédeas da situ...
Saiba mais