Voltar

Entenda o papel da Indústria 4.0 na administração industrial

Por: Alex de Almeida
24 de agosto de 2022

Com os avanços recentes da digitalização, diversas novas tecnologias têm sido desenvolvidas, principalmente no setor de indústria e serviços, dando continuidade ao que chamamos de Indústria 4.0 (ou Quarta Revolução Industrial). Seja qual for o nome, o fato é que esse marco histórico se define pela busca constante por eficiência e produtividade nos processos.

A Indústria 4.0 engloba, principalmente, tecnologias como inteligência artificial, computação em nuvem, robótica, internet das coisas, entre outras. Ao integrar essas vertentes, torna-se possível algumas mudanças nas formas de produção e, consequentemente, nos modelos de negócios no Brasil e no mundo. Quer saber mais? Confira abaixo!

Lembrando que se você quer estar antenado com as principais novidades tecnológicas do setor, o Curso de Especialização em Administração Industrial (CEAI) da POLI USP PRO é a escolha certa para você. Inscreva-se!

Leia também: Conheça a Especialização em Administração Industrial da POLI USP PRO!

Impacto no setor industrial

Para entendermos melhor o impacto da indústria 4.0 no setor industrial, conversamos com Denise Botter, Prof.ª Dra. do curso de pós-graduação (CEAI) da POLI USP PRO que comenta o fato de que “a Indústria 4.0 é uma revolução mais associada com o chão de fábrica, lugar onde os processos realmente ocorrem.”

Segundo Denise, “com o advento dos supercomputadores, que armazenam grandes volumes de dados e podem articular entre diversos setores de uma ou mais indústrias, dados em tempo real podem ou poderão ser coletados. Tais dados poderão ser analisados com novas técnicas, principalmente de aprendizado estatístico (Statistical Learning, em inglês) e de aprendizado de máquina (Machine Learning, em inglês). Isso com certeza resultará em maior produtividade.”

Impacto no mercado de trabalho

Como já foi mencionado, a Indústria 4.0 impacta significativamente o ambiente de negócios e traz diversos benefícios para o setor produtivo, como a ampliação da cooperação entre agentes econômicos, ampliação da escala dos negócios, estabelecimento de novos modelos de negócios e até mesmo o surgimento de novas profissões.

Segundo a professora, “surge então a necessidade um novo profissional, que entenda da área industrial em questão e que, além disso, domine técnicas estatísticas e seja capaz de criar ou gerenciar algoritmos computacionais. Esse profissional irá analisar dados, fazer previsões acuradas e obter padrões que possam resultar em um aumento da produção.”

“Muitas vezes o ideal é que se monte uma equipe com profissionais de diferentes formações, mas que se entendam tecnicamente, uma vez que é necessário um esforço de todos na análise do problema em questão ou, em outras palavras, que todos possam contribuir para o aumento da produtividade”, explica Denise.

Mão apontando em um cenário tecnológico de Indústria 4.0
Acompanhe as tendências da Indústria 4.0 e aplique no seu negócio!

Esteja preparado para a Indústria 4.0

Além dos diversos impactos ligados à automação industrial, a Indústria 4.0 também ocasiona transformações significativas na gestão empresarial, principalmente em aspectos mais relacionados às estratégias de implementação dessas novas tecnologias e à cooperação e comunicação entre as áreas de produção e tecnologia da informação.

De acordo com a professora, é importante que os profissionais da indústria possuam, além do conhecimento técnico na área, habilidades para lidar com ferramentas voltadas à análise de dados e facilidade para se comunicar com profissionais de diferentes formações.

A indústria 4.0 já é uma realidade no setor industrial e é importante que se tenha no mercado de trabalho profissionais qualificados e capacitados para participar ativamente dessas mudanças. Invista em você mesmo e se inscreva no Curso de Especialização em Administração Industrial (CEAI) da POLI USP PROP!

Você também poderá gostar de ler:

Voltar

Posts relacionados

Por: Alex de Almeida
21 de setembro de 2022

O Profissional 4.0 na administração industrial...

Como vimos anteriormente, a Indústria 4.0 consiste na automação tanto de processos industriais quanto de funções e relações de interação na cadeia prod...
Saiba mais
Por: Caio Roberto
12 de julho de 2022

Autoconhecimento e sugestões dos alunos marcam aula inaugur...

Quer conhecer profissionais de todo o país e aprender com os melhores professores do mercado direto da sua casa? Então conheça o curso de Especialização em...
Saiba mais
Por: Caio Roberto
8 de julho de 2022

Conheça a Especialização em Administração Industrial da...

Apesar de importante, o conhecimento técnico só consegue te levar até um certo ponto em sua carreira. Em algum momento será preciso tomar as rédeas da situ...
Saiba mais