Voltar

Entenda a importância da comunicação em projetos

Por: Alex de Almeida
19 de outubro de 2022

Não é segredo para ninguém que a comunicação é algo extremamente importante dentro de uma organização, devendo ser clara, objetiva e sem distorções. De igual forma, ter uma boa comunicação em projetos é imprescindível para que as ações sejam bem-sucedidas.

Em um projeto, é papel do gestor levar a comunicação a sério, uma vez que não se deve poupar esforços para que a comunicação seja feita de maneira eficaz. Alguns estudos já mostram que falhas na comunicação podem levar até mesmo ao fracasso do projeto.

Esse é um dos motivos pelo qual a comunicação em projetos é um dos temas abordados no programa do Curso de Especialização em Gestão de Projetos (CEGP) da POLI USP PRO. Aliás, esse é um curso de pós-graduação lato sensu a distância oferecido especialmente para você que quer atuar de maneira objetiva e assertiva com Gestão de Projetos.

Comunicação é fundamental

Conversamos com a professora doutora Ilíada de Castro, docente do curso de CEGP da POLI USP PRO, que explica o papel da comunicação na gestão de projetos e como o gestor pode lidar com os principais desafios na troca de informações em uma organização.

A professora comenta que “o Gerente de Projetos gasta a maior parte do seu tempo em comunicação. Isso demonstra a importância desta área em qualquer projeto.”

“É sempre bom lembrar que comunicação tem dois lados: ‘de’ e ‘para’ uma parte interessada. Logo, é um fenômeno de duas vias e o gestor, além de fornecer as informações, deve estar atento se estas foram realmente recebidas e entendidas e, principalmente, ter abertura para uma escuta ativa”, explica Ilíada. 

Impactos da comunicação em projetos

A preocupação com a comunicação não pode ser deixada de lado em hipótese alguma pelo gerente de projetos, que precisa ter o controle de como está sendo feita essa troca de informações. “Mas, o gerente de projetos pode controlar todas as comunicações? Não. Mas deve monitorá-las para observar as falhas e imprecisões e buscar corrigi-las a tempo”, expõe a especialista.

Segundo a Ilíada, “pesquisas apontam que ruídos de comunicação são o problema mais frequente que o gerente de projetos enfrenta. Por isso, planejar as comunicações com cada parte interessada, perguntar o que querem que seja comunicado com base na necessidade e interesses individuais vai ajudar a mitigar as falhas.”

Uma pessoa mostrando várias opções de ferramentas para a comunicação em projetos
Melhore sua comunicação em projetos e torne-se um gestor de projetos completo!

Como ter uma comunicação eficaz

Em função da grande quantidade de ferramentas utilizadas na comunicação, é importante que se tenha uma estratégia para a comunicação em projetos. Existem diversas formas de se fazer isso, mas o importante mesmo é ter um bom planejamento estratégico.

De acordo com a especialista, existe uma ferramenta muito eficaz, destacada pelo PMBOK, que é o plano de gerenciamento da comunicação. Consiste basicamente em responder algumas perguntas, com o objetivo de evitar ruídos:

  • Para quem a informação é dirigida?
  • Quem é o responsável em fornecê-la?
  • O que deve ser informado?
  • Com que periodicidade?
  • Como deve ser transmitida?

“A realização de um bom plano contribui para a estruturação, gerenciamento e controle desta importante área. Gastar tempo para elaborá-lo é investir preventivamente no bom andamento das informações, com economia de tempo posterior”, explica a professora.

Ainda segundo Ilíada, “hoje em dia é necessário um cuidado especial com os canais de comunicação. A tecnologia permite o envio de muitos dados, gerando, em vários casos, excesso de informação. A comunicação em projetos implica em fornecer somente as informações necessárias.”

Se você gostou desse tema e quer aprender mais sobre a comunicação em projetos, saiba que o Curso de Especialização em Gestão de Projetos da POLI USP PRO está com inscrições abertas! Aprenda diretamente com professores renomados da Universidade de São Paulo e do mercado. Inscreva-se!

Você também poderá gostar de ler:

Voltar

Posts relacionados

Por: Letícia Santin
16 de fevereiro de 2024

O que é gestão de projetos e qual sua importância para em...

Se há algo que move o mundo dos negócios de forma dinâmica e estruturada, é a gestão de projetos. Mas afinal, a que isso se refere e por que se tornou uma...
Saiba mais
Por: Letícia Santin
2 de fevereiro de 2024

Carreira em Gestão de Projetos: conselhos de um aluno POLI...

Na busca pelo aprimoramento profissional, muitos se deparam com desafios e dúvidas ao entrar em uma carreira em gestão de projetos. Este campo dinâmico e mul...
Saiba mais