POLI USP PRO
  1. Blog
  2. Post

Tudo o que você precisa saber para começar um empreendimento

Acácio Junior

Publicado em

4 minutos de leitura

Estamos em 2023, e uma coisa que os últimos anos nos mostraram é que cada vez mais pessoas almejam começar um empreendimento. A grande questão, e que muitas vezes se torna um impedimento, é: vale a pena empreender?

Assim como qualquer decisão profissional, empreender exige esforço e perseverança, assim como conhecimentos necessários para entendimento do mercado (que a POLI USP PRO pode te ajudar a obter). Por sorte, se você está pensando em começar um empreendimento, essa matéria vai te contextualizar sobre o cenário nacional para empreendedores e algumas skills que você irá precisar como profissional! Confira!

Leia mais: 4 dicas para se tornar um empreendedor de sucesso

Cenário brasileiro para empreendedores

Se o contexto do país é um dos motivos que te assustam ao pensar em empreender, pode se tranquilizar. De acordo com André Leme Fleury, professor USP dos cursos de pós-graduação da POLI USP PRO e especialista em Empreendedorismo, o Brasil é um ótimo país para empreendedores.

“O Brasil é um país que tem muitas oportunidades, que tem tradição em empreendedorismo e que tem viabilizado bons recursos para se estabelecer um negócio”, explica Fleury.

homem vestido socialmente e se preparando para uma largada para começar um empreendimento
Começar um empreendimento é mais do que possível para os alunos da POLI USP PRO!

Embora haja uma diminuição do capital para investimento no Brasil, o especialista classifica esse fator como positivo, uma vez que isso valoriza bons empreendedores.

“Essa diminuição do capital para investimento diminui o ímpeto de quem está no modismo e potencializa o bom empreendedor que domina fundamentos necessários e que é capaz de atuar junto ao seu usuário, estabelecendo um modelo de negócio que seja rentável e sustentável”, comenta.

Habilidades fundamentais

Fleury lista algumas habilidades práticas que você precisa desenvolver se quiser começar um empreendimento. São elas:

  • Habilidade ligada diretamente ao seu negócio: por exemplo, para desenvolver um negócio sobre Marketing Digital, é preciso dominar esse assunto. Da mesma forma, se a ideia é abrir uma startup de treinamento de cachorros para um público específico, é preciso entender muito bem de “treinamento de cachorros”.

  • Visão tecnológica: habilidade fundamental para transformar o seu negócio em um negócio digital. Você pode, por exemplo, buscar conhecimentos de programação para transformar o seu projeto em um código e trabalhá-lo em uma plataforma.

  • Habilidade comercial: fundamental para que você consiga vender os produtos do empreendimento que você estruturou.

Claro que há outros conceitos importantes para empreender, mas, de acordo com o especialista, “o fator mais importante é a descoberta de uma boa oportunidade para iniciar um empreendimento”. Mas como encontrar essas oportunidades?

“Para isso, conceitos como ‘Design Thinking’, por exemplo, são fundamentais para que seja possível conhecer o espaço que se deseja empreender e vivenciar esse contexto para identificar as necessidades mais importantes”, esclarece.

E não para por aí. “Também é importante trabalhar com ciclos de “construir”, “medir” e “aprender” da Lean Startup, e fazer os MVP (Produto Mínimo Viável) para testar o potencial interesse dos usuários em relação à proposta de valor que você está trazendo”, finaliza.

Essas são só algumas das habilidades que você precisa para começar um empreendimento e ter sucesso no seu negócio. A POLI USP PRO pode ser um grande investimento e um passo inicial importante na sua jornada no empreendedorismo. Vamos juntos? Inscreva-se hoje mesmo!

Você também pode gostar desses conteúdos:

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

A POLI USP PRO

A POLI USP PRO, a pós-graduação lato sensu a distância (EAD) do Departamento de Engenharia de Produção (PRO) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, oferece cursos de MBA, proporcionando aos alunos uma experiência completa de ensino online, com possibilidade de networking, flexibilidade de horário e interação com professores e colegas em aulas ao vivo.