Estamos em 2023, e uma coisa que os últimos anos nos mostraram é que cada vez mais pessoas almejam começar um empreendimento. A grande questão, e que muitas vezes se torna um impedimento, é: vale a pena empreender?
Assim como qualquer decisão profissional, empreender exige esforço e perseverança, assim como conhecimentos necessários para entendimento do mercado (que a POLI USP PRO pode te ajudar a obter). Por sorte, se você está pensando em começar um empreendimento, essa matéria vai te contextualizar sobre o cenário nacional para empreendedores e algumas skills que você irá precisar como profissional! Confira!
Leia mais: 4 dicas para se tornar um empreendedor de sucesso
Cenário brasileiro para empreendedores
Se o contexto do país é um dos motivos que te assustam ao pensar em empreender, pode se tranquilizar. De acordo com André Leme Fleury, professor USP dos cursos de pós-graduação da POLI USP PRO e especialista em Empreendedorismo, o Brasil é um ótimo país para empreendedores.
“O Brasil é um país que tem muitas oportunidades, que tem tradição em empreendedorismo e que tem viabilizado bons recursos para se estabelecer um negócio”, explica Fleury.
Embora haja uma diminuição do capital para investimento no Brasil, o especialista classifica esse fator como positivo, uma vez que isso valoriza bons empreendedores.
“Essa diminuição do capital para investimento diminui o ímpeto de quem está no modismo e potencializa o bom empreendedor que domina fundamentos necessários e que é capaz de atuar junto ao seu usuário, estabelecendo um modelo de negócio que seja rentável e sustentável”, comenta.
Habilidades fundamentais
Fleury lista algumas habilidades práticas que você precisa desenvolver se quiser começar um empreendimento. São elas:
- Habilidade ligada diretamente ao seu negócio: por exemplo, para desenvolver um negócio sobre Marketing Digital, é preciso dominar esse assunto. Da mesma forma, se a ideia é abrir uma startup de treinamento de cachorros para um público específico, é preciso entender muito bem de “treinamento de cachorros”.
- Visão tecnológica: habilidade fundamental para transformar o seu negócio em um negócio digital. Você pode, por exemplo, buscar conhecimentos de programação para transformar o seu projeto em um código e trabalhá-lo em uma plataforma.
- Habilidade comercial: fundamental para que você consiga vender os produtos do empreendimento que você estruturou.
Claro que há outros conceitos importantes para empreender, mas, de acordo com o especialista, “o fator mais importante é a descoberta de uma boa oportunidade para iniciar um empreendimento”. Mas como encontrar essas oportunidades?
“Para isso, conceitos como ‘Design Thinking’, por exemplo, são fundamentais para que seja possível conhecer o espaço que se deseja empreender e vivenciar esse contexto para identificar as necessidades mais importantes”, esclarece.
E não para por aí. “Também é importante trabalhar com ciclos de “construir”, “medir” e “aprender” da Lean Startup, e fazer os MVP (Produto Mínimo Viável) para testar o potencial interesse dos usuários em relação à proposta de valor que você está trazendo”, finaliza.
Essas são só algumas das habilidades que você precisa para começar um empreendimento e ter sucesso no seu negócio. A POLI USP PRO pode ser um grande investimento e um passo inicial importante na sua jornada no empreendedorismo. Vamos juntos? Inscreva-se hoje mesmo!
Você também pode gostar desses conteúdos: