Voltar

4 dicas para se tornar um empreendedor de sucesso

Por: Acacio Junior
14 de março de 2023

De acordo com o Sebrae, ser um empreendedor de sucesso é ter a capacidade de identificar problemas e oportunidades, desenvolver soluções e investir recursos para a criação de algo positivo para a sociedade. Sendo assim, qualquer pessoa pode alcançar esse objetivo.

Não existe um segredo específico para empreender, ou algo que seja etéreo, mas existem métodos e técnicas que podem te ajudar a alcançar seus objetivos e esses métodos exigem que você domine abordagens fundamentais para o sucesso do seu negócio.

Nesta matéria você vai conferir 4 dicas valiosas que irão te ajudar a se tornar um empreendedor de sucesso. Se você se interessa por esse assunto e está em busca de uma pós-graduação que aborde conceitos de empreendedorismo, conheça os cursos de MBA e Especialização da POLI USP PRO. As inscrições estão abertas!

Como se tornar um empreendedor de sucesso?

Conversamos sobre esse tema com André Leme Fleury, professor USP dos cursos de pós-graduação da POLI USP PRO e especialista em Empreendedorismo, que compartilhou algumas dicas sobre conceitos que um empreendedor precisa dominar e habilidades que ele precisa desenvolver para alcançar o sucesso.

Confira abaixo as dicas do professor e entenda como a busca por conhecimento e atualização profissional podem ser excelentes estratégias para você estruturar adequadamente o seu empreendimento e obter resultados positivos.

duas pessoas ouvindo um empreendedor de sucesso falar
Seja um empreendedor de sucesso com a POLI USP PRO.

Conheça profundamente o seu usuário

De acordo com Fleury, é preciso que você domine profundamente o ambiente em que você atua. Para isso, é importante conhecer muito bem o seu usuário e aplicar uma série de técnicas estruturadas para chegar no “ponto de dor”, por meio da sequência do Design Thinking, uma abordagem criativa e centrada no usuário para solucionar problemas e desenvolver novas ideias.

É importante identificar uma boa oportunidade, um bom segmento que você tenha empatia e que goste de atuar. A partir disso, é necessário fazer uma imersão profunda junto aos seus usuários, de maneira efetiva, para conhecer quais são as suas necessidades e “dores”.

Lean Startup

“Trabalhe sempre com ciclos de construir, medir e aprender, com base nos MVPs (Produto Mínimo Viável), para verificar se o potencial do produto ou serviço irá corresponder à necessidade do usuário”, recomenda o professor.

É preciso entender e trabalhar a ideia da Lean Startup para que você consiga desenvolver os MVPs e testá-los com o seu usuário, de forma que seja possível aprender com ele para chegar no nível de “aliviador de dor”.

Funil de conversão de vendas

É essencial dominar o ciclo comercial do empreendimento, de forma a ter competência comercial para vender. Hoje em dia o processo de vendas é bastante estruturado, digitalizado e baseado em análises de dados.

Um empreendedor deve saber como trabalhar os canais de venda, como trabalhar os leads e transformar potenciais clientes em clientes efetivos e, posteriormente, em clientes recorrentes.

Códigos e tecnologia envolvida no empreendimento

Finalmente, é preciso dominar os conceitos de computação, para que você seja capaz de gerenciar e orientar as equipes que vão desenvolver os códigos que serão necessários para estruturar seu negócio no meio digital.

Em resumo…

Existem quatro componentes que capacitam um empreendedor para que ele possa empreender de uma maneira mais assertiva:

  • Design Thinking, para conhecer profundamente o seu usuário.
  • Lean Startup, para conseguir pilotar rapidamente o produto ou serviço e validar isso com seu usuário, com o menor custo possível.
  • Domínio do funil de conversão, para que você tenha maestria no processo de vendas.
  • Domínio dos códigos e da tecnologia necessária para o funcionamento adequado do empreendimento.

Para se tornar um empreendedor de sucesso é preciso estudar e se atualizar constantemente, pois o conhecimento é a melhor ferramenta para vencer os desafios da profissão e tornar o seu negócio competitivo no mercado.

Segundo o professor, muitas vezes, é durante o processo de formação do empreendedor que ele consegue obter uma visão mais ampla da gestão e da estratégia que define a missão do seu negócio.

Gostou de saber mais sobre como se tornar um empreendedor? Quer mais dicas como essas? Comente em nossas redes sociais e acompanhe o blog da POLI USP PRO para ter acesso a matérias exclusivas.

Você também pode gostar:

Voltar

Posts relacionados

Por: Letícia Santin
5 de janeiro de 2024

Conheça a importância da pós-graduação no mercado de tr...

O ambiente empresarial apresenta diversos desafios para os profissionais que o integram. Além da concorrência acirrada, é necessário aprofundar-se nos conhe...
Saiba mais
Por: Letícia Santin
22 de dezembro de 2023

Contribuições profissionais e pessoais da pós-graduação...

Em nosso dia a dia, muitas coisas passam despercebidas, assim como os passos dados por alguém em movimento. Ao caminhar, o próximo passo é quase instintivo....
Saiba mais
Por: Alex de Almeida
25 de janeiro de 2023

3 habilidades comportamentais que você precisa conhecer...

A necessidade de atualização profissional para adequação às demandas recentes do mercado já é uma realidade em muitas empresas nos diversos setores da ec...
Saiba mais