Voltar

Como o Big Data está presente no mercado?

Por: Monique Gremes
15 de setembro de 2023

Diversos profissionais e empresas têm testemunhado uma revolução que está moldando o mercado: a ascensão do Big Data. A capacidade de coletar, armazenar e analisar volumes imensos de dados, muitas vezes complexos, está transformando o modo como corporações operam e tomam decisões estratégicas baseadas nessas informações. 

Para que você saiba como o Big Data está presente nos mais variados segmentos do mercado, convidamos Renato Moraes, professor do MBA em Data Science & Analytics para Operações da POLI USP PRO e especialista no tema, que nos contará, em detalhes, como esse termo contribui para um novo futuro dos negócios. Confira! 

O crescimento do Big Data 

É inegável o grande crescimento do conceito de Big Data dentro das empresas. Segundo o profissional, essa evolução se dá especialmente por causa das tecnologias de geração de dados e de armazenamento. 

“RFID (Radio-Frequency Identification — ou, em tradução, identificação por radiofrequência), telefonia móvel e as redes sociais geram um grande volume de dados sobre pessoas e objetos em diferentes formatos – como texto, áudio e vídeo. Elas permitem acompanhar, em tempo real, a movimentação de materiais, animais e pessoas; as opiniões, avalições, percepções, emoções e sentimentos dos clientes e consumidores sobre produtos, marcas, empresas, lugares e ideias; além dos padrões de consumo e de comportamento”, afirma Moraes. 

Além disso, o profissional completa dizendo que “esse enorme volume de dados gerados a cada segundo pode ser capturado e armazenado graças a tecnologias de comunicação e armazenagem. O desenvolvimento da computação nas nuvens permitiu armazenar esses dados de forma descentralizada, transparente e operacionalmente simples, na forma de Data Warehouses e Data Lakes”. 

Leia mais: 9 soft skills para você começar a desenvolver hoje 

Aplicação nos diferentes setores 

Atualmente, muitos setores do mercado utilizam o Big Data para proporcionar uma melhor experiência para seus consumidores, otimizar processos, desenvolver novos produtos, detectar fraudes e muito mais!  

De acordo com o professor, “as tecnologias de manipulação e análise de dados são as que mais despertam o interesse das pessoas. Opções como aprendizagem de máquina, automação inteligente, inteligência artificial, reconhecimento de voz, processamento de linguagem natural e reconhecimento de imagens possuem fronteiras difusas e são termos mais frequentemente associados a ideia de análise de dados”. 

“A evolução conjunta dessas diferentes tecnologias tem aberto novas possibilidades às organizações para tratarem grandes volumes de dados em diferentes formatos, gerados e transmitidos em grandes velocidades”, afirma o profissional. 

Confira, a seguir, como algumas das principais áreas estão utilizando esse conceito em seu dia a dia: 

  • • Varejo e E-commerce: utilizam as análises de Big Data para personalizar a recomendação de produtos para seus clientes com base no histórico de compra de cada um deles, além de otimizarem a gestão de estoque e melhorarem a eficiência operacional como um todo. 
  • • Saúde: o Big Data desempenha um papel fundamental na área da Saúde, isso porque é por meio dessa tecnologia que há uma melhoria significativa em diagnósticos, tratamentos e prevenção de doenças. 
  • • Financeiro: o setor de Finanças utiliza o Big Data para detectar fraudes, analisar riscos de crédito e até mesmo tomar melhores decisões de investimentos por meio de algoritmos avançados. 
  • • Transporte e Logística: empresas de transporte e logística utilizam o Big Data com diversos objetivos, como otimizar rotas de entrega, reduzir custos operacionais, melhorar a eficiência do transporte e muito mais. Geralmente, esses dados são obtidos por meio de sensores instalados nos veículos que fornecem as informações em tempo real. 
  • • Marketing e Publicidade: aplicam o Big Data para personalizar campanhas, coletando dados sobre o comportamento dos consumidores para segmentar mensagem relevantes para o público de interesse. 
O conceito de Big Data está presente em diversos setores do mercado e é aplicado com o intuito de implementar melhorias nas empresas.

Torne-se um especialista em Big Data! 

Devido à grande ascensão do Big Data, o mercado está, cada vez mais, necessitando de profissionais especializados no assunto para aplicá-lo em vários setores. Por isso, essa é uma ótima oportunidade para aprofundar conhecimentos e atualizar-se sobre esse conceito em alta. 

Para isso, o MBA em Data Science & Analytics para Operações da POLI USP PRO é ideal para quem quer se especializar em Big Data por meio de um curso certificado pela USP e que conta com um corpo docente renomado no mercado. Saiba mais sobre o MBA e inscreva-se agora mesmo

Você também pode gostar desses conteúdos: 

6 fatores que tornam a POLI USP PRO a melhor experiência de aprendizado 
Tecnologia e expansão: Um ano dos cursos EaD da POLI USP PRO 
Tecnologia blockchain no setor produtivo 

Voltar

Posts relacionados

Por: Acacio Junior
23 de novembro de 2023

Como Data Science pode contribuir na sua Black Friday?...

Está chegando a data mais comemorada no fim do ano, e não estamos falando do Natal. A Black Friday é um evento de compras que teve origem nos Estados Unidos,...
Saiba mais
Por: Acacio Junior
13 de outubro de 2023

3 motivos para se inscrever hoje no MBA Data Science &...

Você tem alguma conexão com a área de Dados? Então essa matéria é para você. O MBA Data Science & Analytics para Operações está em seus últimos d...
Saiba mais
Por: Monique Gremes
29 de setembro de 2023

Big Data e Engenharia: é possível essa conexão? ...

O termo “Big Data” tem sido discutido e destacado nos mais diversos setores da indústria nos últimos anos. A capacidade de coletar e analisar grandes volu...
Saiba mais