Voltar

Como desenvolver soft skills? 

Por: Monique Gremes
26 de abril de 2023

A tecnologia avança frequentemente e o mercado de trabalho acompanha todas essas mudanças. Para saber lidar com as diversas situações que surgem como consequência dessas transformações, é necessário estar preparado. Algo muito importante a se fazer para se destacar profissionalmente é desenvolver soft skills. 

As habilidades técnicas são essenciais, mas não podemos deixar de lado as habilidades sociais. A combinação desses dois tipos de habilidades faz com o profissional se destaque no mercado de trabalho, pois o futuro demandará pessoas que também possuem as habilidades voltadas ao comportamento e personalidade. 

Antes de tudo, vamos entender o que, de fato, são as soft skills e o que fazer para desenvolvê-las de acordo com o professor Ricardo Buonanni, da POLI USP PRO

O que são soft skills? 

As soft skills são habilidades e competências ligadas ao comportamento humano, ou seja, a como o profissional lida com as suas próprias emoções e também com as pessoas ao seu redor. Diferente das hard skills, que são habilidades ligadas ao conhecimento técnico, as soft skills não são mensuráveis, isto porque é algo subjetivo e que é desenvolvido ao longo da vida pessoal e profissional. 

Algumas das soft skills mais comuns são: resolução de problemas complexos, pensamento crítico, criatividade, liderança, trabalho em equipe, inteligência emocional, tomada de decisão, orientação a serviços, negociação e flexibilidade cognitiva. Para saber com detalhes sobre cada uma dessas habilidades, acesse nosso conteúdo, clicando aqui, e confira! 

A imagem contém mãos segurando peças de quebra-cabeças para representar a skill de trabalho em equipe.
Trabalho em equipe é uma das soft skills mais importantes e requisitadas no mercado de trabalho. 

O relatório “The Future of Work – 2021 Global Outlook” desenvolvido pela Monster, empresa de recrutamento e seleção, mostra que as soft skills são habilidades bastante desejadas e valorizadas pelos recrutadores. 

As soft skills fazem toda a diferença no dia a dia do trabalho, pois por meio delas conseguimos ir além das habilidades técnicas e aprendemos a lidar com diversas situações que necessitam de resoluções que vão além do conhecimento que muitas vezes adquirimos por meio de cursos e especializações. 

Como desenvolver as soft skills? 

As soft skills são importantes e essenciais para se destacar no mercado de trabalho e realizar entregas com excelência! Mas como desenvolvê-las? 

Primeiramente, por ser um conhecimento não-técnico, é necessário se conhecer profundamente para saber em quais aspectos você precisa melhorar – ou seja, buscar o autoconhecimento é fundamental. Você pode pedir feedbacks para os seus gestores e colegas de equipe para te auxiliar nessa identificação. 

Além disso, é possível aprender mais sobre o desenvolvimento das soft skills em cursos de pós-graduação. Entrevistamos o professor Ricardo Buonanni, especialista em Recursos Humanos, e segundo ele “as universidades se preocupam com o assunto – nossos cursos já tratam o conhecimento sobre as habilidades de trabalhar em equipe e motivar, que são muito requeridos no nosso trabalho. Você pode ir pra pós-graduação não só pra melhorar seu currículo, mas pra encontrar soluções para problemas […] com professores que serão seus mentores”. 

Conheça a POLI USP PRO! 

A POLI USP PRO, melhor escola de engenharia da América Latina segundo o Times Higher Education, possui diversos cursos de pós-graduação que têm como objetivo desenvolver as habilidades técnicas (hard skills) e comportamentais (soft skills) dos alunos. 

Conheça os nossos cursos, clicando aqui, e destaque-se no mercado de trabalho com uma pós-graduação certificada pela USP e que abrange conhecimentos importantes para uma carreira de sucesso! 

Você também pode gostar desses conteúdos: 

Voltar

Posts relacionados

Por: Letícia Santin
22 de janeiro de 2024

4 razões para iniciar uma pós-graduação em 2024...

Em um mundo dinâmico e competitivo, investir em educação continuada é uma forma de se destacar no mercado de trabalho. A busca por aprimoramento profissiona...
Saiba mais
Por: Letícia Santin
27 de outubro de 2023

Fim das inscrições dos cursos da POLI USP PRO: garanta a s...

Se você está à procura de uma oportunidade para transformar sua carreira, continue lendo esta matéria. Os cursos da POLI USP PRO estão a poucos dias de enc...
Saiba mais
Por: Monique Gremes
25 de agosto de 2023

Networking e aprendizado: um ambiente de aulas único ...

Networking é parte essencial na vida do profissional, isso porque a construção ou manutenção de uma rede de contatos desempenha um papel fundamental no apr...
Saiba mais