A tecnologia avança frequentemente e o mercado de trabalho acompanha todas essas mudanças. Para saber lidar com as diversas situações que surgem como consequência dessas transformações, é necessário estar preparado. Algo muito importante a se fazer para se destacar profissionalmente é desenvolver soft skills.
As habilidades técnicas são essenciais, mas não podemos deixar de lado as habilidades sociais. A combinação desses dois tipos de habilidades faz com o profissional se destaque no mercado de trabalho, pois o futuro demandará pessoas que também possuem as habilidades voltadas ao comportamento e personalidade.
Antes de tudo, vamos entender o que, de fato, são as soft skills e o que fazer para desenvolvê-las de acordo com o professor Ricardo Buonanni, da POLI USP PRO.
O que são soft skills?
As soft skills são habilidades e competências ligadas ao comportamento humano, ou seja, a como o profissional lida com as suas próprias emoções e também com as pessoas ao seu redor. Diferente das hard skills, que são habilidades ligadas ao conhecimento técnico, as soft skills não são mensuráveis, isto porque é algo subjetivo e que é desenvolvido ao longo da vida pessoal e profissional.
Algumas das soft skills mais comuns são: resolução de problemas complexos, pensamento crítico, criatividade, liderança, trabalho em equipe, inteligência emocional, tomada de decisão, orientação a serviços, negociação e flexibilidade cognitiva. Para saber com detalhes sobre cada uma dessas habilidades, acesse nosso conteúdo, clicando aqui, e confira!
O relatório “The Future of Work – 2021 Global Outlook” desenvolvido pela Monster, empresa de recrutamento e seleção, mostra que as soft skills são habilidades bastante desejadas e valorizadas pelos recrutadores.
As soft skills fazem toda a diferença no dia a dia do trabalho, pois por meio delas conseguimos ir além das habilidades técnicas e aprendemos a lidar com diversas situações que necessitam de resoluções que vão além do conhecimento que muitas vezes adquirimos por meio de cursos e especializações.
Como desenvolver as soft skills?
As soft skills são importantes e essenciais para se destacar no mercado de trabalho e realizar entregas com excelência! Mas como desenvolvê-las?
Primeiramente, por ser um conhecimento não-técnico, é necessário se conhecer profundamente para saber em quais aspectos você precisa melhorar – ou seja, buscar o autoconhecimento é fundamental. Você pode pedir feedbacks para os seus gestores e colegas de equipe para te auxiliar nessa identificação.
Além disso, é possível aprender mais sobre o desenvolvimento das soft skills em cursos de pós-graduação. Entrevistamos o professor Ricardo Buonanni, especialista em Recursos Humanos, e segundo ele “as universidades se preocupam com o assunto – nossos cursos já tratam o conhecimento sobre as habilidades de trabalhar em equipe e motivar, que são muito requeridos no nosso trabalho. Você pode ir pra pós-graduação não só pra melhorar seu currículo, mas pra encontrar soluções para problemas […] com professores que serão seus mentores”.
Conheça a POLI USP PRO!
A POLI USP PRO, melhor escola de engenharia da América Latina segundo o Times Higher Education, possui diversos cursos de pós-graduação que têm como objetivo desenvolver as habilidades técnicas (hard skills) e comportamentais (soft skills) dos alunos.
Conheça os nossos cursos, clicando aqui, e destaque-se no mercado de trabalho com uma pós-graduação certificada pela USP e que abrange conhecimentos importantes para uma carreira de sucesso!
Você também pode gostar desses conteúdos: