Voltar

Porto Seco: o que é e como funciona?

Por: Alex de Almeida
22 de fevereiro de 2023

Se você estuda ou trabalha em alguma área relacionada à logística ou comércio exterior certamente já deve ter ouvido falar em porto seco. Reduzir custos e tornar alguns processos logísticos mais ágeis e menos burocráticos são algumas das principais vantagens que esse tipo de estrutura proporciona às operações logísticas.

Mas, se você não tem ideia do que significa isso, fique tranquilo! Nessa matéria será apresentada uma explicação bastante clara e sucinta sobre o que é o porto seco e como esse tipo de estrutura de operação logística pode impactar no setor produtivo.

Leia também: Sistema Logístico Estadual: alerta do Crea-SP sobre eminente colapso

O que é o porto seco?

Para responder a essa e outras perguntas sobre o tema, conversamos com dois especialistas no assunto, Marcelo Schneck, docente da Universidade de São Paulo e dos cursos de MBA e Especialização da POLI USP PRO e Cesar Massaro, Engenheiro Civil e Consultor Sênior.

De acordo com os especialistas, porto seco ou Estação Aduaneira do Interior (EADI) é um local físico que funciona como terminal intermodal conectado a uma rodovia, ferrovia ou aeroporto. É utilizado tanto para transbordo de cargas quanto para armazenamento e consolidação de mercadorias.

Como funciona?

O porto seco ajuda a desafogar os portos marítimos e aeroportos

“O porto seco normalmente funciona como complemento aos pontos de controle alfandegário existentes em portos, aeroportos e fronteiras, localizados mais próximos das áreas de produção ou consumo, visando facilitar o fluxo de importação e exportação”, explica Massaro.

“Em um porto seco são movimentados materiais de importação e exportação com as fiscalizações da Receita Federal e, em alguns casos, da Anvisa. Neste local pode existir área de armazenamento de materiais, fracionamento e consolidação de mercadorias para importação e exportação”, comenta Schneck.

Estrategicamente, os portos secos estão localizados próximos de regiões produtoras e consumidoras, com circulação de um volume de carga bem menor em comparação com os portos marítimos. Essa diminuição do volume possibilita que os trâmites sejam feitos com muito mais agilidade, com redução dos custos operacionais e do tempo de armazenagem da carga.

Qual a importância de um porto seco?

Existem cerca de 63 portos secos espalhados nas principais regiões produtoras e consumidoras do território brasileiro. Trata-se de uma estrutura vital para desafogar os portos marítimos e os aeroportos do país, permitindo o escoamento de diversos tipos de mercadorias.

Segundo Massaro, “o porto seco, por possuir apoio às funções de importação e exportação, é polo atrator de outras atividades logísticas, oferecendo mais opções para o importador ou exportador, reduzindo tempo ou conveniência de proximidade geográfica.”

O porto seco normalmente é equipado com tecnologias avançadas que permitem melhor gerenciamento da logística aduaneira. Essa estrutura diferenciada proporciona diversas vantagens para empresas, possibilitando o surgimento de soluções logísticas mais inteligentes, que tornam o transporte de mercadorias mais eficiente, melhorando, consequentemente, a vida das pessoas.

Gostou desse conteúdo sobre porto seco? O Blog da POLI USP PRO está repleto de matérias interessantes como essa. Navegue pela página e fique por dentro das principais novidades que impactam as organizações no setor produtivo.

Voltar

Posts relacionados

Por: Alex de Almeida
28 de dezembro de 2022

Impactos das inovações na Logística...

A Logística tem passado por diversas mudanças nas últimas décadas, principalmente no campo da informação. Elas agora transitam de maneira muito mais rápi...
Saiba mais
Por: Alex de Almeida
16 de novembro de 2022

Transporte Multimodal: entenda como funciona...

Muito tem se falado em como a logística inteligente pode tornar o transporte de cargas mais eficiente, reduzindo custos e emissões, fazendo com que essa ativi...
Saiba mais
Por: Caio Roberto
12 de julho de 2022

MBA LOG dá início às aulas com muita interação e a hist...

Já pensou em ter aulas com os melhores professores do mercado sem ter que sair de casa? O MBA em Logística (MBA LOG) da POLI USP PRO foi inaugurado em maio de...
Saiba mais