Está chegando a data mais comemorada no fim do ano, e não estamos falando do Natal. A Black Friday é um evento de compras que teve origem nos Estados Unidos, ocorrendo no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças. No Brasil, a ação é realizada no mês de novembro, e se tornou um dos principais eventos de vendas do ano.
As empresas aproveitam a Black Friday para oferecer descontos significativos em seus produtos e serviços, a fim de atrair mais clientes e aumentar as vendas. Assim, destacam-se aqueles que sabem utilizar recursos da tecnologia em seu favor, como a análise de dados, por exemplo.
Afinal, a ciência de dados pode contribuir significativamente para o sucesso das empresas (especialmente na Black Friday), e você precisa se atentar a essas soluções. Confira!
Leia mais: 3 motivos para se inscrever hoje no MBA Data Science & Analytics para Operações
Previsão da demanda
Esse primeiro tópico é um dos aspectos mais importantes da gestão de estoque. Durante a Black Friday, o volume de vendas pode aumentar significativamente, e é importante que as empresas tenham estoque suficiente para atender às demandas de seus clientes.
Esse é o momento em que a análise de dados se destaca. Isso porque, com o devido conhecimento, é possível acessar históricos de vendas e utilizá-los para prever a demanda por seus produtos e serviços durante um período específico como a Black Friday. Para tal, um bom analista de dados pode analisar o volume de vendas de anos anteriores, os números obtidos em ações de promoção anteriores e, por fim, os resultados de eventos externos que podem influenciar nas vendas.
Com base nessa previsão, as empresas podem ajustar o estoque para atender à demanda esperada, aumentando o estoque de produtos populares durante a Black Friday, por exemplo.
Segmentação de clientes
A segmentação de clientes é uma estratégia de Marketing que visa dividir o mercado em grupos com interesses e necessidades semelhantes. Com base nessa segmentação, as empresas podem direcionar suas ofertas de forma mais eficaz e assertiva, economizando recursos e potencializando seu retorno.
Dessa forma, a análise de dados sobre o comportamento desses clientes é a peça-chave para criar essa segmentação. Hoje, essa análise é feita com base em informações como idade, gênero, localização e interesses pessoais, e permite que ações como descontos em produtos exclusivos, comunicação mais pessoal, entre outras, sejam estabelecidas.
Experiência personalizada do cliente
Não poderíamos deixar a experiência do cliente de fora dessa lista. Oferecer serviços personalizados visando melhorar esse que é um dos pilares das empresas, é algo fundamental para quem almeja sucesso no mercado.
Nessa estratégia, que visa oferecer uma experiência mais relevante e personalizada para cada cliente, a ciência de dados pode ser de suma importância na análise de dados como histórico de compras, preferências dos clientes e segmentação. Com isso, será possível recomendar produtos personalizados, direcionar ações de desconto e potencializar seu serviço de atendimento ao cliente, aumentando assim a satisfação do seu público e incentivando-o à venda.
Uma coisa é certa: à medida que a tecnologia evolui, as empresas terão acesso a mais dados e recursos de análise. Isso permitirá que elas tomem decisões ainda mais precisas e eficazes, principalmente em ações como a Black Friday. Se você almeja se destacar em um mercado tão competitivo, precisa se preparar para tal. Conheça o MBA em Data Science e Analytics para Operações e junte-se a POLI USP PRO!
Você também pode gostar desses conteúdos: